
88,4 bilhões a menos: número de chamadas abusivas despenca no Brasil
Após cautelares da Anatel, chamadas abusivas ficam mais raras. Até o final do ano, operadoras começam a usar identificação detalhada de quem está ligando.

Após cautelares da Anatel, chamadas abusivas ficam mais raras. Até o final do ano, operadoras começam a usar identificação detalhada de quem está ligando.

Principal objetivo é apresentar alternativas para conectividade quando iniciativa parte do próprio usuário. Lançamento deve ocorrer nas próximas semanas.

Conselheiro afirma que agência reguladora de telecom é a entidade mais qualificada para assumir a regulação de big techs e grandes usuários de redes de internet; ele não descarta atuar em parceria, citando o Cade

Já se começa a idealizar dentro do Ministério das Comunicações um novo "dividendo digital" para viabilizar o novo padrão da TV 3.0

O prazo de contribuição vai até o dia 28 de setembro. Conforme a proposta, os atuais sistemas que estiverem em desacordo com os novos requisitos técnicos, só poderão funcionar até 2028.

O processo de intervenção pode chegar ao Conselho Diretor da Anatel em setembro, mas o acompanhamento da situação financeira da Oi ainda está circunscrita às instâncias setoriais.

A prorrogação da licença pelo direito de exploração da posição orbital do satélite da Intelsat excluiu, no entanto, as frequências abaixo de 3.720 MHz

Para Marques, a Anatel não poderia estimular a autocomposição porque ela também está vinculada às regras do edital. A Winity se posicionou, reafirmando que seu modelo estaria de acordo com o interesse público, a lei, a regulação da Anatel e o edital do 5G

A licitação "de sobras" de frequências, realizada pela agência em 2015, é a menos bem-sucedida da história da Anatel, pois dezenas de operadoras regionais já renunciaram às outorgas.

Para Carlos Baigorri, no entanto, não cabe ao Estado, ou sua agência reguladora, tutelar os dois grupos - operadoras de telecom e big techs - que têm posição divergente sobre a neutralidade da rede.

Associação Neo, Telcomp e Abrintel pedem a completa rejeição ao acordo que prevê a cessão de uma parte do espectro de 700 MHz para a Vivo. Alegam que "não há o que se falar em autocomposição", sugerida pelo conselheiro Alexandre Freire.

O roaming nas estradas vai passar por mudanças, se depender da área técnica e dos conselheiros da Anatel. Proposta chega em 2024.

Obrigação de fazer redes comunitárias imposta a operadoras é parte da pauta do GT-RCOM, cujo trabalho foi prorrogado até setembro

O Conselho Diretor da agência decidiu pelo arquivamento do pleito da Claro que alegava que nos anos de 21 e 22 o serviço de longa distância nacional ficou insustentável.

A revisão do cálculo da multa prevê maior proporcionalidade ao valor da sanção para entidades que não são empresas comerciais.

Anatel bloqueou centenas de IPs e dezenas de domínios de serviços de IPTV pirata. Ao todo, 184 empresas, entre operadoras, provedores e detentoras de infraestrutura aderiram ao plano de ação contra a pirataria.

Concessões vão encolher, terão validade de 5 anos, prorrogáveis por igual período, e deixam de existir completamente em 2036. Edital foi dividido em áreas iguais às definidas no leilão do 5G.

O IBC permitirá criar um ranking dos municípios e dos Estados em relação aos seus respectivos estágios de conectividade.

A proposta engloba o novo modelo de gestão do espectro e vai tratar das faixas associadas aos serviços de interesse coletivo

Para Vitor Fernandes, do Cade, "a lei tende muito mais a dar certo se tiver a perspectiva de equidade". Ele reforça que sua apresentação expressa apenas a sua opinião, e não a do órgão antitruste.