As operadoras que quiserem antecipar o fim das concessões de telefonia terão que investir o dinheiro para levar celular 4G nas localidades onde não tem o serviço, nas estradas e também construir rede estadual de fibra óptica onde não tem. Os orelhões que existem terão que ser mantidos. Mas o valor dos investimentos ainda não foi calculado.
A comissão quer saber as razões e o impacto da exigência para que os fornecedores tenham "governança corporativa conforme o mercado acionário brasileiro". Se seria forma de retirar a Huawei da disputa. Quer também entender porque a agência preferiu indicar um padrão tecnológico ao invés de estabelecer um prazo para a oferta de novos serviços, como o carro conectado.
Para Juarez Quadros, os custos da 5G pura e da rede conectada na Amazônia poderão ser extremamente altos, o que pode até inviabilizar a venda das frequências. Lembra que nenhum leilão a Anatel deixou de arrecadar recursos para o Tesouro e, por isso, não deveria superestimar metas.
Para Mário Girasole, a infraestrutura do 5G é que vai estimular a demanda por novos serviços como telemedicina. Por isso, defende que o edital estabeleça a adoção do 5G stand alone.
Diferentes interlocutores do mercado alegam que a Anatel, ao querer obrigar a adoção de um único padrão autônomo da 5G, como está na proposta do edital, fará com que o país pague mais caro por uma rede totalmente nova sem conseguir demonstrar os reais ganhos para a população.
Inicialmente, a ideia era fazer instalar uma antena para cada 10 mil habitantes entre 2021 a 2027 nas cidades com mais de 30 mil habitantes, o que somaria 65,8 mil sites. O voto apresentado hoje estabelece uma antena para cada 15 mil habitantes, o que reduz a obrigação para 43,8 mil erbs.
Para a Coalizão Direitos na Rede, o Conselho deveria ser criado e opinar na pauta, enquanto o advogado Gustavo Artese destacou que a agenda regulatória possui flexibilidade. Para a Assespro, a agenda é insuficiente e o prazo muito longo.
Os 20 MHz que não foram vendidos em 2014 serão colocados à venda inicialmente apenas para quem não tem o espectro de 700 MHz. O que significa que somente Oi, Sercomtel e novo entrante poderá comprá-los na primeira rodada.
Com a pressão do governo para antecipar o leilão da 5G para a atração de novos investimentos, o conselho da Anatel tenta "amarrar" um consenso sobre a proposta. Mas já há a convicção de que serão leiloados 400 MHz da faixa de 3,5 GHz, o que inclui a frequência da TV aberta via satélite.
Uma das preocupações da TIM é que se mantenha a atual cláusula no edital da 5G que estabelece que as operadoras poderão arcar com custos adicionais aos previstos para a limpeza da frequência, o que criaria uma "incerteza absoluta".
Para a entidade, sem a destinação de uma parte desse espectro para a telefonia móvel, haverá no futuro sobrecarga de demandas em outras frequências em cidades super populosas, como São Paulo.
Para a fabricante de chip, a destinação do espectro para o Wifi irá beneficiar as economias de escala, visto que EUA, Coreia, Chile, União Europeia e Reino Unido estão em processo de também alocar a faixa para essa tecnologia.
Para a empresa de satélite, o IMT pode provocar interferência no serviço fixo de satélite e o mesmo pode ocorrer se o WiFi fosse usado fora das residências.
Para a fabricante sueca, a decisão de destinar toda a faixa de 6GHz para o serviço não licenciado este ano pode comprometer uma opção futura de usar parte desse espectro para os serviços móveis.
Entidade tenta reverter previsão de uso da faixa toda pelo WiFi 6E, reservando 500 MHz para o WiFi e os 700 MHz restantes para o serviço móvel depois de 2023
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