
Atendimento 24h e ‘Busca Ofertas’: Conheça propostas que aguardam aprovação da Anatel
Superintendência de Relações com o Consumidor submeteu regras complementares ao RGC para análise do Conselho Diretor. Entenda o que pode mudar.
Superintendência de Relações com o Consumidor submeteu regras complementares ao RGC para análise do Conselho Diretor. Entenda o que pode mudar.
Para os advogados Laura Schertel Mendes e Marcio Iorio, da Universidade de Brasília, a excessiva assimetria em prol das PPPs estabelecida no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC), é inconstitucional e precisa ser revisada.
Organizações reunidas na Coalizão Direitos na Rede defendem que as leis brasileiras não permitem a franquia nem a continuidade de alguns serviços escolhidos pelas empresas ao fim do pacote de dados
Relatório aponta que uma em cada três queixas diz respeito à cobrança na modalidade pós-pago ou crédito pré-pago; quantidade de reclamações caiu em todos os serviços
Levantamento inédito faz parte da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2023.
Pontuação média geral subiu em todos serviços em relação a 2022. Anatel lança painel de dados para acompanhamento dos indicadores.
Em 2023, tema alcançou o top 5 das maiores reclamações do Consumidor.gov.br, à frente dos serviços historicamente mais demandados, como energia e combos de telecom.
A adoção do Stir Shaken no Brasil tem apoio de operadoras e setor de telesserviços, mas Anatel ainda tem o desafio de fazer os Google, Apple e o fabricantes de smartphones colaborarem
Medida pode impactar pequenos provedores de conexão, já que visa estabelecer um valor de atendimento humano superior ao determinado pela Anatel.
Todas as operadoras nacionais pediram anulação de trechos do novo regulamento de Direitos do Consumidor de Telecomunicações, o RGC. Alegam ilegalidades e impactos econômicos de medidas assimétricas em relação a PPPs, ofertas, rescisão e relação com terceirizados.
Dados mostram uma queda de mais de 400 mil queixas entre 2022 e 2023 sobre os serviços de telecom. Nos últimos 5 anos o número de reclamações caiu 56%
Plataforma bloqueia números de celular e telefone fixo para não receber chamadas de telemarketing de telecom e de oferta de crédito consignado
Leis complementares a serem editadas no próximo ano darão a base para as estimativas de impactos para internet, telefonia e streaming para o consumidor e fornecedores.
Departamento de Defesa do Consumidor da Senacon diz que Facebook não agiu para evitar publicidade enganosa na plataforma e deve ser multada por isso.
Trechos do novo RGC que tratam do uso indevido de numeração e serviço entra em vigor nesta sexta-feira, 1º, mas instrumento que detalharia regras não foi editado.
Grupo Operacional – formado por representantes da Agência, do mercado e dos usuário – começa atividades nesta semana, entre as primeiras ações está definir quais são os temas a serem deliberados primeiro.
As empresas notificadas pelo Idec por uso exigência de biometria facial são Claro, Vivo, Mercado Livre, BTG e Itaú.
Relator rejeitou adiamento da data de vencimento da fatura em prazo proporcional à suspensão. No entanto, propõe pagamento ao usuário.
A apresentação da oferta à Anatel, a contratação e cancelamento com o consumidor devem seguir nova resolução a partir de setembro de 2025. Entenda as principais alterações.
Aquela interrupção de apenas parte dos serviços de telecom dos consumidores inadimplentes está com dias contados. Entenda as regras que valerão em 2025.