Categoria Consumidor

Os direitos dos brasileiros quando o assunto são produtos e serviços de tecnologia e telecomunicações.

IBGE:Pela primeira vez, serviço de informação e comunicação cai mais do que a média geral

Pela primeira vez, a queda em volume de serviços do segmento de informação e comunicação no mês de fevereiro foi maior do que a média geral dos serviços. Conforme o IBGE, o setor de serviços teve uma queda de 4% em fevereiro em relação a janeiro, com redução em todos os segmentos. Mas o setor de informação e comunicação teve uma desaceleração ainda maior: queda de 5,3% frente a janeiro. Telecom caiu 3,9% e TIC, 7,5%.
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Bancos e telecom mais reclamados em 2021, diz Procon. Foto-Freepick

Usuário dá nota 7 para serviço de telecom. Atendimento e cobrança são os mais reclamados.

O consumidor tem uma avaliação melhor do serviço de telecomunicações brasileiro do que a imagem que dele é feita a partir das pesquisas divulgadas pelos Procons e centros de defesa do consumidor. Mas há ainda fortes agravantes, que não conseguem ser resolvidos pelas operadoras. Esta pode ser a síntese da pesquisa de satisfação da qualidade percebida pelo consumidor divulgada hoje pela Anatel de quatro serviços de telecomunicações- telefonia fixa, celular pré-pago, celular pós-pago, e banda larga fixa.
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Anatel poderá regular tarifa de roaming internacional em parceira com outras agências

Comissão da UIT aprovou resolução que empodera as agências reguladoras a fixarem preços por modelo de custo para o roaming internacional no atacado e no varejo. Basta, agora que as agências reguladoras firmem os acordos e negociem entre si as tarifas a serem praticadas para os clientes umas das outras
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Crédito: Freepik

Aparelho roubado já pode ser bloqueado pelo número do celular

A Anatel anunciou hoje, 8, novas medidas para desestimular o roubo de aparelhos de celular no país. A partir de hoje, qualquer usuário que tiver seu terminal roubado ou furtado pode ligar para a sua operadora e pedir para bloquear também o aparelho e não só a linha e esse device não poderá mais ser usado por ninguém . Novas medidas foram também adotadas para evitar o roubo de cargas de celulares. “Estamos tornando o produto sem atratividade para a revenda”, afirmou o presidente da agência, João Rezende.
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Reclamação contra serviço de telecom aumenta 43,5% na Anatel

Foram feitas 4 milhões de reclamações na Anatel em 2015, aumento de 43,5%. Para a agência, metade do desse aumento se deve a ampliação dos canais de atendimento. O serviço que mais contribuiu para o aumento durante o ano de 2015 foi o celular pós-pago, com cerca de 1,2 milhão de reclamações - 415 mil a mais que no exercício anterior. Em termos proporcionais, o maior crescimento de reclamações foi o relativo à TV por assinatura, cujo volume aumentou em 83%.
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