Setor de Telesserviços tem pressa para utilizar o Stir Shaken

Protocolo stir shaken tem potencial para elevar a efetivação de atendimentos realizados pelos call centers, diz representante da Associação Brasileira de Telesserviços

O setor de telesserviços tem pressa para utilizar o protocolo Stir Shaken, que permite a identificação visual de chamas móveis. A Anatel planejava que a tecnologia fosse implementada no Brasil ainda em 2023, mas o projeto ainda não se concretizou. O objetivo é que operadoras e fabricantes de celular viabilizem a tecnologia, adaptando sistemas.

Modelo de chamada identificada conforme novo protocolo
Modelo de chamada identificada conforme novo protocolo stir shaken

O Tele.Síntese apurou que o tema ainda depende da integração dos fabricantes de celulares a seus sistemas operacionais para permitir que as chamadas recebidas nos aparelhos sejam identificadas.

A grande diferença do Stir Shaken para o identificador padrão está nos atributos visuais para o usuário final. Além de exibir o número de origem da chamada, o sistema exibe uma imagem e o nome da empresa responsável pela ligação, e não o do call center. Com isso, a expectativa é de que aumente a quantidade de chamadas completadas partindo de empresas de telesserviços.

Cláudio Tartarini, consultor jurídico da ABT
Cláudio Tartarini, consultor jurídico da ABT

“Um cliente de uma seguradora vai ter todo interesse em atender o telefonema da empresa com quem já tem contrato, a fim de um novo serviço ou upgrade”, comenta Cláudio Tartarini, consultor jurídico da Associação Brasileira das empresas de Telesserviços, a ABT.

Isso é importante dentro do contexto de queda de chamadas efetivadas com sucesso pelos call centers, em razão da adoção do número 0303, prefixo determinado pela Anatel para identificar ligações de telemarketing, a fim de coibir chamadas abusivas. Segundo Tartarini, o 0303 aumentou o número de ligações que as empresa têm de fazer para conseguirem ser atendidas.

“A Anatel tem feito um trabalho muito sério e técnico, muito cuidadoso. Mas o que a ABT prega é que o stir shaken entre logo em funcionamento, pois vai diminuir fraudes com a identificação da chamada, o que é de suma importância. O 0303 apenas rotula a chamada, e a pessoa não sabe do que se trata. Ele aumentou a quantidade de chamadas curtas e diminuiu a efetivação de atendimentos. Com o stir shaken, será diferente”, afirma.

A solução já está contratada, e a ABR Telecom é a responsável pela integração junto às operadoras móveis brasileiras. No entanto, faltam adequação dos celulares pelos fabricantes. “As operadoras estão se empenhando, mas em boa parte dos telefones ainda não funciona”, afirma Tartarini.

O assunto resvala também na implantação do prefixo 0304, que passou por consulta pública em 2023 e cujas respostas estão sendo compiladas pela área técnica da Anatel. O número vai identificar chamadas relativas a cobranças financeiras. Para Tartarini, a implantação rápida do Stir Shaken pode mostrar que não é preciso um novo prefixo para isso.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4369