Portabilidade numérica de celular de pessoa jurídica passa a exigir confirmação por SMS

Seguindo o modelo implementado para pessoa física, solicitação de troca de operadora de linha contratada por empresa também terá de ser confirmada por mensagem; medida já está em vigor em 11 estados e no Distrito Federal
Pessoa jurídica: portabilidade numérica de linha de celular passa a exigir confirmação por SMS
Confirmação por SMS passa a ser exigida em pedidos de portabilidade numérica de linhas de pessoa jurídica (crédito: Freepik)

Empresas que desejam trocar a operadora de suas linhas de celulares terão de passar por uma etapa a mais para confirmar a solicitação. Isso porque o pedido de portabilidade numérica de linhas de pessoa jurídica precisará ser ratificado por meio de uma mensagem de SMS.

A medida, na prática, já está valendo em 11 estados e no Distrito Federal desde segunda-feira, 11. A expansão do modelo para outros estados será feita de forma gradual, informou a Conexis, entidade que representa as operadoras móveis.

Confira, a seguir, os estados e os respectivos DDDs para os quais a solicitação de portabilidade de linha empresarial já exige a confirmação via SMS:

• Goiás (61, 62 e 64)
• Distrito Federal (61)
• Tocantins (63)
• Mato Grosso do Sul (67)
• Mato Grosso (65 e 66)
• Rondônia (69)
• Acre (68)
• Maranhão (99 e 98)
• Pará (91, 93 e 94)
• Amapá (96)
• Amazonas (97 e 92)
• Roraima (95)

Vale lembrar que a medida já está valendo para clientes pessoa física em todas as localidades do País. A exigência de confirmação por SMS foi implementada, também de forma gradual, a partir de abril. O sistema, no entanto, vem recebendo algumas críticas e pode sofrer alterações.

Como funciona

O novo modelo funciona como uma espécie de confirmação em duas etapas. Sendo assim, para trocar a operadora da linha de pessoa jurídica, após fazer o pedido para a nova prestadora do serviço, passa a ser necessário responder a um SMS a fim de confirmar a solicitação.

É importante ter em mente que a mensagem deve ser respondida usando o chip da operadora que ainda atende à empresa. O SMS deve ser respondido em até seis horas.

Caso não receba o SMS, a Conexis indica que o usuário entre em contato com a operadora para a qual está migrando a linha de celular.

A portabilidade numérica está disponível no Brasil desde 2008. Após a solicitação de transferência da linha e de sua confirmação via SMS, a efetivação acontece em três dias úteis – ou após esse período, caso o titular do número solicite.

Segundo a ABR Telecom, de setembro de 2008 a dezembro de 2022, 83,17 milhões de trocas de operadoras foram realizas no País.

 

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Da Redação

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