Portabilidade de número de celular precisará ser confirmada por SMS

Nova etapa entra em vigor a partir de segunda-feira, 24, para usuários pessoas físicas do DDD 64; expansão para outros códigos de área deve ocorrer gradualmente
Portabilidade do número de celular terá confirmação por SMS
Confirmação da portabilidade do número de celular será feita por SMS (crédito: Freepik)

A portabilidade numérica da linha de celular contará com uma etapa a mais de confirmação, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nesta quinta-feira, 20. Com isso, o usuário que deseja migrar de operadora terá de confirmar a solicitação por SMS.

A mudança começa na próxima segunda-feira, 24, para usuários pessoas físicas do DDD 64 (cidades do estado de Goiás). A expansão para os demais códigos de área ocorrerá de forma gradual.

O objetivo da nova etapa, segundo o órgão regulador, é aumentar a segurança do processo.

Na prática, após solicitar a portabilidade do seu número de celular, o cliente receberá uma mensagem informativa na tela do aparelho e um SMS para confirmar o pedido de mudança de operadora. O SMS precisa ser respondido em até 30 minutos para que o processo de migração da linha prossiga.

Caso o cliente não responda à mensagem neste limite de tempo, o processo é automaticamente paralisado. Se isso ocorrer, o consumidor deve entrar em contato com a operadora para a qual pediu a portabilidade e solicitar o envio de um novo SMS.

Após a confirmação, o processo segue o fluxo tradicional. A transferência da linha para a nova operadora deve ser efetivada em até três dias úteis. O usuário também pode solicitar a postergação da data.

A Anatel informou que, mesmo se responder “sim” ao SMS de confirmação, o cliente pode desistir da portabilidade. O cancelamento da solicitação deve ser feito pelo canal de atendimento da operadora para a qual pediu que a linha fosse transferida. O processo, no entanto, precisa ser feito em até um dia útil antes da data prevista para a migração.

A portabilidade numérica entrou em vigor em setembro de 2008. Desde então, foram realizadas, até o primeiro trimestre deste ano, 85,33 milhões de transferências de linhas fixas e móveis. Desse total, 75% (63,96 milhões) das trocas foram para números de celular, de acordo com dados da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade responsável por gerir o serviço de portabilidade. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10589