TV Síntese Semanal: IPTV Pirata, resultado TIM, Claro, Oi e Política

No TV Síntese Semanal, uma conversa sobre os assuntos que mais chamaram a atenção na semana. Entre os temas, a origem da emenda que reduz o poder de agências reguladoras e seu objetivo original, que acabou extrapolado. Além de TIM, IPTV, Oi e Claro. Confira!

No TV Síntese Semanal desta sexta-feira, 10, uma conversa sobre o bloqueio ao IPTV pirata que será realizado pela Anatel, sobre os resultados da TIM, sobre avanços da crise da Oi, sobre como a Claro tem visto a competição no 5G e banda larga, e sobre os movimentos políticos em Brasília. Confira!

IPTV Pirata e TV Box

O TV Síntese Semanal começou tratando do IPTV Pirata. A Anatel anunciou ontem 9, novo plano de ação para combater a pirataria de TV paga por serviços baseados em TV Box. A agência criou um grupo de trabalho que vai receber denúncias e vai orientar provedores a bloquear IPs. Também determinou a markeplaces fornecer ao consumidor números de certificação dos aparelhos, uma vez que TV Box piratas não são certificados. Os bloqueios começam já.

IPTV pirata: como será o bloqueio promovido pela Anatel

 

Bloqueio de IPs usados por IPTV pirata não fere Marco Civil, diz Anatel

 

IPTV pirata: como será o bloqueio promovido pela Anatel

Resultado da TIM

A TIM apresentou os resultados de 2022, em que teve alta nas receitas e queda nos lucros, reflexo de despesas financeiras e de fatos não recorrentes que inflaram o lucro em 2021, mas não em 2022.

Lucro líquido da TIM cai 43,5% em 2022, para R$ 1,67 bilhão

TIM fecha parceria com EcoRodovias para implantar 4G em 850 quilômetros de estradas

 

Claro fala

O CEO da unidade de consumo e PME da Claro, Paulo Cesar Teixeira falou na quinta-feira, 9, com a imprensa e traçou a visão da Claro em relação ao 5G. Do FWA à forma como as operadoras transmitem números à Anatel, ele emitiu opiniões pungentes. Confira.

Claro vai questionar Anatel sobre números da TIM em 5G SA

Claro vê FWA como opção para conter avanço de ISPs, e negocia CPE mais barato

Soluço no 4G veio da migração dos clientes Oi e já foi resolvido, diz Claro

Claro inicia vendas do Samsung Galaxy S23 5G

Crise da Oi

A situação tensa na Oi continua. A semana teve executivos na Anatel explicando os próximos passos, pedido de proteção contra credores nos Estados Unidos e muitas dúvidas sobre quanto da V.tal está atrelado à concessão de rede fixa da companhia.

Abreu: “cautelar é para dívida financeira e não para obrigação regulatória”

Oi pede proteção contra credores à Justiça de Nova York

Brasília: Comissão de Comunicação, Nomeações MCOM e emenda a MP

Na capital do país, muito movimento. A Câmara Criou uma Comissão de Comunicação, que deve ser povoada com políticos ligados à radiodifusão. O MCom nomeou mais secretário, finalmente a Secretaria de Telecomunicações está ocupada, com a confirmação de Maximiliano Martinhão. E as empresas se voltaram contra a emenda 54 à Medida Provisória  1.154/23, que esvazia o poder de agências reguladoras. A informação que circula é que a emenda foi iniciativa do deputado Danilo Forte (União – PE), sem pedido do governo. Mirava a Aneel, acertou todas as agências.

Resolução da Câmara cria comissão de Comunicação

Publicada a nomeação de Martinhão para a Secretaria de Telecomunicações

Nathalia Lobo e Tawfic Jr ganham diretorias no MCom

Organizações setoriais repudiam emenda que esvazia poder de agências reguladoras

Abinee critica emenda que enfraquece agências reguladoras

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10673