Senacon apura denúncia de violação de privacidade pela Google Brasil

Caso seja condenada, a empresa poderá pagar até R$ 9,7 milhões de multa. A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal

A Google Brasil está na mira da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública instaurou processo administrativo contra a empresa por supostas violações de privacidade, após receber denúncia do Ministério Público Federal. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) publicou a decisão nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União. Se condenada, a Google Brasil poderá ser multada em até R$ 9,7 milhões.

Segundo do DPDC, existem indícios de violação à privacidade dos consumidores na análise do conteúdo dos e-mails pessoais, enviados por meio do Gmail, sem o consentimento expresso do usuário. O processo vai apurar se houve, realmente, violação a dispositivos do Marco Civil da Internet e do Código de Defesa do Consumidor.

A Google Brasil será intimada para apresentar defesa administrativa.(Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11095