-
Oi pode voltar à falência na terça, 30
Desembargadora Mônica Di Piero pauta votação de seu relatório sobre ações que mantinham a Oi em recuperação. Medida acende alerta: nos bastidores, considera-se que ela só traria o relatório à votação para decidir pela retomada da falência, o que teria efeito dominó negativo sobre a cadeia de serviços essenciais de telecom no Brasil.
Plantão
-

Importação de celulares cresce 30% e exportações de telecom recuam 18,7% no ano
Balança comercial do setor eletroeletrônico mostra aumento das compras externas de telefones celulares e componentes, enquanto exportações de produtos de telecomunicações seguem em queda
-

Projetos apoiados pela EAF realiza gestão de 38 toneladas de resíduos eletrônicos no Nordeste
Iniciativas financiadas pela entidade ligada ao programa Siga Antenado alcançaram 29 municípios, capacitaram 400 catadores e mobilizaram 27 mil estudantes em ações de educação ambiental.
-

Investimentos estrangeiros em telecomunicações crescem 14% e somam R$ 11,5 bilhões até abril
Aportes internacionais no setor alcançaram R$ 3 bilhões em abril, segundo dados do Banco Central analisados pelo Ministério das Comunicações.
-

Vero quer superar cultura da velocidade com novos planos de banda larga
Vero reorganiza portfólio residencial em torno da experiência Wi-Fi e adiciona streaming, IA, telemedicina, cloud e monitoramento ao pacote de serviços, dando menos destaque durante a venda para as velocidades do acesso
-

Vero abre oferta móvel para quem não é cliente fixo
Operadora lançará planos de celular a partir de R$ 60, com investimento de R$ 110 milhões e expansão em três ondas para ampliar atuação além da banda larga
-

EUA criticam Pix e Judiciário para justificar tarifas contra o Brasil
USTR acusa Brasil de prejudicar plataformas digitais dos EUA e grupos financeiros norte-americanos por ter desenvolvido tecnologia soberana bancária com o Pix; órgão propõe tarifa de 25% sobre bens brasileiros.
-

Conexis nomeia diretores para áreas jurídica e regulatória
Entidade amplia diretoria executiva com Bruno Cavalcanti e Jeferson Fued Nacif em momento de debates sobre postes, Fust, IA, tributação e segurança de redes.
-

ANPD cria canal para denúncias de descumprimento do ECA Digital
Ferramenta permitirá identificar plataformas e serviços digitais que não adotem mecanismos de proteção previstos na legislação para crianças e adolescentes.
-

Correios têm prejuízo de R$ 3,16 bilhões no primeiro trimestre
Estatal vinculada ao MCom afirma que plano de reestruturação depende de eficiência operacional, novos financiamentos e recomposição de liquidez.
-

Criptografia: contrato de R$ 224 milhões da rede privativa federal é alvo de disputa no TCU
TCU apura denúncia sobre a RFP 25/059 da EAF, com participação da britânica Sitehop para fornecer tecnologia de criptografia à Rede Privativa do Governo Federal. Contrato é de R$ 224 milhões. Segundo entidade, vencedor ainda não foi escolhido.
-

Anatel desarticula antena clandestina usada para envio de SMS fraudulentos
Anatel apreendeu em São Paulo a terceira ERB fake de 2026. Equipamento clandestino era usado para envio de SMS fraudulentos e causava interferências na rede móvel.
-

Anatel vence prêmio da UIT com laboratório de IA voltado à fiscalização e combate à pirataria
Projeto brasileiro que ganhou prêmio da UIT utiliza inteligência artificial, análise de dados e automação para monitoramento de espectro, combate à pirataria e supervisão do mercado de telecomunicações.



