ICMC vai atuar como Unidade Embrapii em Ciência de Dados
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP/São Carlos, está entre os dez centros de pesquisas do país selecionados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para receberem investimentos a serem aplicados em projetos de inovação industrial.
O anúncio, feito no dia 19 de dezembro de 2022, credencia quatro Instituições de pesquisa paulistas, sendo duas da USP. O ICMC, que passa a integrar o ecossistema de inovação da EMBRAPII nas áreas de Ciência de Dados, Computação e Matemática Aplicada, receberá R$ 5 milhões.
“Nossa intenção com esse credenciamento é estimular a transferência do conhecimento gerado no ICMC para a indústria”, diz o diretor do ICMC, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
A Embrapii é fruto de uma parceria estabelecida em 2011 entre o Governo Federal e a Confederação Nacional da Indústria para fortalecer a inovação e a competitividade da indústria brasileira.
Para estruturar seu funcionamento, foi assinado um Acordo de Cooperação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). As primeiras unidades Embrapii foram criadas em 2013.
Os recursos aportados e administrados pela Embrapii, que são não-reembolsáveis, financiam projetos entre empresas e unidades EMBRAPII para atender demandas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
As dez entidades agora selecionadas se somarão às atuais 87 integrantes da rede. Em nove anos de existência, já foram apoiados 1,8 mil projetos através da iniciativa, para 1.265 empresas. O total de recursos que fluiu com as iniciativas, entre aporte federal e das empresas, foi de R$ 2,6 bilhões até o final de 2022. Desse total, o governo aportou certa de 32,8% do capital utilizado nos projetos de inovação, que resultaram em 661 pedido de propriedade intelectual.