Brisanet amplia base de clientes em 4,3% no segundo trimestre e fala em cenário desafiador
Em comunicado divulgado ao mercado nesta segunda-feira, 17, a operadora nordestina Brisanet informou que adquiriu 18.445 clientes de banda larga fixa no mês de junho. Com isso, a companhia terminou o segundo trimestre com 1.209.536 assinantes.
Em termos percentuais, o número de assinantes da provedora teve alta de 4,37%, na comparação com o primeiro trimestre (1,15 milhão), e de 23,77%, em relação ao segundo trimestre de 2022 (977,2 mil).
Em números absolutos, a empresa precisa ampliar a base de clientes em 90.464 para atingir a meta estabelecida para o ano de 2023. “A Brisanet reafirma a projeção de no mínimo 1,3 milhão de clientes ao final de 2023”, diz a companhia, em trecho do comunicado.
As casas passadas (HPs, ou home passed) chegaram a 6,75 milhão, com cerca de 95,5 mil residências adicionadas ao alcance da rede de fibra óptica.
A Brisanet salientou que tem desacelerado o investimento na infraestrutura de fibra (FTTH, ou fiber to the home) desde meados de 2022, com o objetivo de alcançar uma estrutura de “capital adequada durante o período mais desafiador da economia e de mercado”, além de estar direcionando parte dos investimentos para a implantação da rede 5G.
“O cenário econômico brasileiro, especialmente na região onde atuamos, permanece desafiador”, destaca a operadora, que mantém operações nos nove estados da região nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Piauí, Sergipe, Maranhão e Bahia). “A inflação e a estratégia de preços adotada pela concorrência continuam exercendo pressão no mercado de telecomunicações”, acrescenta.
De todo modo, a operadora ressalta que detém, no que diz respeito ao serviço de internet via fibra óptica, participação de mercado entre 50% e 65% em Natal, Maceió e João Pessoa. Em Fortaleza, o market share gira em torno de 19%.
O relatório operacional também mostra que, no período de abril a junho, a companhia ampliou os serviços para mais duas cidades, chegando a 157 municípios atendidos, ante 155 ao fim do primeiro trimestre.
Agility Telecom
A Agility Telecom, marca do grupo que fornece serviços de internet sob o modelo de franquias, fechou o segundo trimestre com 199.420 clientes, baixa de 4,6% na comparação com o fim do primeiro trimestre, quando a subsidiária tinha 209.104 clientes. Na comparação com o segundo trimestre de 2022 (211.034 clientes), a retração é de 5,5%.
Conforme os números divulgados pela Brisanet, a carteira de clientes da Agility Telecom diminuiu mês a mês no período de abril a junho. A quantidade de franqueados também caiu de 83, no primeiro trimestre, para 80.
“A Agility Telecom também está passando por mudanças, com ajustes em alguns parceiros e no seu crescimento, à espera do início da operação do 5G pela Companhia e do alinhamento de novos investimentos à capacidade financeira dos franqueados”, explica a operadora.
Ao todo, considerando as duas bases de clientes, o Grupo Brisanet conta com mais de 1,4 milhão de assinantes na região nordeste.