Brisanet projeta ter 1,3 milhão de clientes com fibra até o fim de 2023
A operadora nordestina Brisanet informou que projeta terminar 2023 com 1,3 milhão de clientes de banda larga fixa. Se a estimativa se confirmar, a empresa terá adquirido, ao término deste ano, cerca de 200 mil assinantes, quantidade que representa uma alta anual de 18,18%.
A projeção foi comunicada ao mercado nesta quarta-feira, 26, por meio de fato relevante.
“A premissa considerada para a elaboração dessa projeção foi a evolução da taxa de ocupação alcançada em áreas já cobertas pelo mesmo período de tempo sobre as cidades/regiões adicionadas nos últimos 24 meses”, diz a empresa, em trecho do documento.
Segundo o balanço financeiro de 2022, a companhia fechou o ano passado com 1,1 millhão de clientes. A taxa de casas conectadas (HC, ou homes connected) cresceu 30%, avançando sobre as 843,28 mil assinaturas de banda larga residencial registradas ao fim de 2021.
A Brisanet também informou que deve terminar este ano com 7,1 milhões de casas passadas (HP, ou homes passed). Com isso, o indicador que mensura a quantidade de casas com possibilidade de acesso deve crescer 16,2%, tendo em vista que, até o fim de 2022, a rede de fibra da empresa estava disponível para 6,11 milhões de domicílios para contratação de banda larga.
Neste caso, a operadora afirmou que a projeção leva em conta algumas cidades e bairros em que a infraestrutura de rede ainda não foi finalizada, além da expansão natural das áreas já cobertas.
Apesar do aumento da rede fixa, o grande destaque da Brisanet neste ano deve ser o lançamento do serviço móvel. A provedora já começou os testes em municípios do Ceará e do Rio Grande do Norte. Planos 4G e 5G devem ser comercializados a partir de junho.
A companhia tem aspirações ambiciosas com a banda larga móvel, esperando abocanhar 25% do mercado nas capitais três anos após o lançamento do serviço.