TV paga perde 729 mil assinantes em 12 meses
Em janeiro de 2018, o número de assinantes da TV paga no Brasil ficou em 17,9 milhões, 0,16% a menos que em dezembro do ano passado (18 milhões) e 3,9% menor que em igual mês de 2017 (18,7 milhões), com mais de 729 mil cancelamentos. Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira (5) pela Anatel, o grupo da Claro apresentou a maior redução em termos absolutos, com perda de 38,3 mil contratos entre dezembro e janeiro (-0,42%). Na comparação anual a perda do grupo foi de mais de 829 mil assinantes (-8,41%).
A Oi teve queda de 9,8 mil contratos entre dezembro e janeiro (-0,65%), mas cresceu 15,26 assinantes na comparação anual, com 201,1 mil adições. A Vivo, que teve redução de 3 mil contratos (-0,19%), na comparação entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, mas na comparação anual, teve perda de 112,2 mil contratos, com queda de 6,64%.
Em termos percentuais, em 12 meses, o estado que mais cancelou contratos de TV por assinatura foi Paraíba com menos 13,6 mil contratos (-9,62%), seguido por Amapá, menos 2,1 mil contratos (-9,40%), por Sergipe, menos 8,6 mil assinantes (-9,12%). Em termos absolutos, a maior redução foi em São Paulo, que registrou menos 400,6 mil contratos (-5,58%), seguido de Rio de Janeiro, menos 92,8 mil assinantes (-3,65%) e Bahia, menos 32, 1 mil contratos (-5,32%).