TV paga perde 25 mil assinantes em setembro
As operadoras de TV por assinatura do país perderam 25,4 mil assinantes no mês de setembro. O número equivale a uma retração de 0,14% em relação a agosto, dando continuidade à tendência de diminuição da base nacional. Ao final do mês, havia no país 17.791.681 contratos ativos. Com relação a setembro de 2017, houve redução de 2,34% na quantidade de usuários.
O segmento segue concentrado nas mãos das quatro maiores operadoras, que juntas somam 97% do mercado. Apenas a Claro/Net tinha 49,6% de participação, enquanto a Sky possuía 29,49%, a Vivo, 8,99%, e a Oi, 8,95%. Operadoras pequenas, regionais, tinham 2,96% do mercado.
Operadoras | 2018-08 | 2018-09 | Variação Mensal |
ALGAR (CTBC TELECOM) | 89.608 | 88.300 | -1,46% |
CABO | 48.434 | 47.780 | -1,35% |
NOSSATV | 48.651 | 48.162 | -1,01% |
OI | 1.573.024 | 1.592.886 | 1,26% |
Outras | 342.395 | 341.375 | -0,30% |
SKY/AT&T | 5.212.392 | 5.247.957 | 0,68% |
TELECOM AMERICAS | 8.892.548 | 8.824.748 | -0,76% |
TELEFÔNICA | 1.610.100 | 1.600.473 | -0,60% |
Total Geral | 17.817.152 | 17.791.681 | -0,14% |
Oi e Sky foram as únicas operadoras a ganhar clientes entre agosto e setembro. A primeira viu sua base ampliar-se em 1,26%, enquanto a segunda, em 0,68%. Todas as demais encolheram. Em termos relativos, a Algar foi a que mais perdeu assinantes no mês.
De setembro de 2017 a setembro de 2018, apenas a Oi e o conjunto de operadoras regionais ganharam assinantes. A Oi cresceu 8,95% em 12 meses (131 mil contratos), enquanto as regionais cresceram 5,56% (17 mil).
A Claro/NET, maior operadora de TV do país em acessos, foi a que mais encolheu em números absolutos em um ano: foram 418 mil desligamentos. Depois vem a Nossa TV, do pastor RR Soares, que iniciou recentemente uma grande limpeza de base, desligando mais da metade dos acessos (78 mil).