TV paga perde 170 mil assinantes em julho
As operadoras de TV por assinatura perderam assinantes no mês de julho, conforme os dados oficiais divulgados pela Anatel. Ao todo, o segmento encolheu 1,02%, o que significa a saída de 170,68 mil usuários da base. Havia no Brasil, ao final do mês, 16,5 milhões de clientes de serviços de TV paga.
Todas as distribuidoras encolheram. Em números absolutos, a Claro, que concentra a maior quantidade de assinantes, apresentou a maior evasão. Em termos relativos, os ISPs foram os que, proporcionalmente, mais perderam clientes de TV. Confira na tabela:
Operadoras | 2019-06 | 2019-07 | Variação absoluta | Variação % |
Claro | 8.227.823 | 8.160.838 | -66.985 | -0,81% |
Outras | 275.770 | 242.268 | -33.502 | -12,15% |
SKY/AT&T | 4.999.821 | 4.968.445 | -31.376 | -0,63% |
Vivo | 1.460.281 | 1.434.641 | -25.640 | -1,76% |
Oi | 1.584.397 | 1.572.433 | -11.964 | -0,76% |
Algar | 76.031 | 75.125 | -906 | -1,19% |
Nossa TV | 42.843 | 42.599 | -244 | -0,57% |
Cabo | 42.702 | 42.639 | -63 | -0,15% |
Total Geral | 16.709.668 | 16.538.988 | -170.680 | -1,02% |
Fonte: Anatel |
A competição com serviços de streaming como o Netflix, a crise no mercado de trabalho e o achatamento do poder aquisitivo da população foram fenômenos que contribuíram para a diminuição na quantidade de assinantes de TV.
A maior parte dos desistentes era de usuários dos serviços por satélite. Foram 102,7 mil cancelamentos no DTH (-1,16%). O cabo também encolheu. Registrou perda de 69,3 mil usuários (-0,97%). Já a fibra óptica teve ligeiro crescimento, com adição de 1,46 mil acessos (+0,21%).
Comparação anual
Em relação a julho de 2017, os dados da Anatel mostram continuidade da perda de acessos. O mercado de TV paga encolheu 7,43% em 12 meses, após o cancelamento de 1,32 milhão de assinaturas. Claro, Sky e Vivo foram as operadoras que mais desligaram. A exceção foi a Oi, única a crescer. A empresa conseguiu adicionar 6,8 mil assinantes em um ano.
Operadoras | 2018-07 | 2019-07 | Variação absoluta | Variação % |
Claro | 8.920.918 | 8.160.838 | -760.080 | -8,52% |
SKY/AT&T | 5.204.140 | 4.968.445 | -235.695 | -4,53% |
Vivo | 1.615.965 | 1.434.641 | -181.324 | -11,22% |
Outras | 370.631 | 242.268 | -128.363 | -34,63% |
Algar | 91.098 | 75.125 | -15.973 | -17,53% |
Cabo | 49.191 | 42.639 | -6.552 | -13,32% |
Nossa TV | 48.422 | 42.599 | -5.823 | -12,03% |
Oi | 1.566.050 | 1.572.433 | 6.383 | 0,41% |
Total Geral | 17.866.415 | 16.538.988 | -1.327.427 | -7,43% |
Fonte: Anatel |
Como o mercado encolheu para todos os competidores, a participação de mercado relativa de cada um pouco mudou. Ao final de julho, a Claro seguia líder isolada. Seguida por Sky. Mais distante, vinham Oi e Vivo.