TIM renova oferta de venda das estações da Oi Móvel, com desconto de 75%

TIM atualiza oferta de venda de 3.610 estações radiobase que recebeu da Oi ao comprar fatia da unidade celular da rival. Maioria das antenas é 2G e 3G, mas há também unidades 5G. Apresentação da proposta é resultado de obrigação assumida com o Cade.
(Crédito: Freepick)

A TIM publicou nova proposta de venda das estações radiobase compradas da Oi Móvel, que se mostram redundantes ou obsoletas para a rede atual da companhia. Esta é a segunda apresentação pública de proposta da companhia, uma vez que as negociações não prosperaram na primeira.

O documento propõe a venda por estação individual, e por código de área. A nova proposta modifica a política de descontos sugerida ano passado, na primeira versão da oferta apresentada em junho. Naquele momento, a tele previa que quanto mais ERBs o interessado comprasse, mais desconto teria na negociação. Quem adquirisse 50 ERBs, por exemplo, teria desconto de 25%. Quem comprasse de mais de 500 ERBs de uma vez, teria desconto de 75%.

Agora, a empresa deu desconto de 75% em qualquer quantidade de ERBs comprada. “Os preços acima definidos refletem os melhores esforços da TIM para melhorar as condições comerciais aplicáveis durante o Período Adicional de Vigência”, justifica a empresa ao Cade, uma vez que a venda é um compromisso firmado com a autarquia em razão da aquisição de parte da Oi Móvel.

Há ainda a opção de comprar os equipamentos sem manter contrato de uso das torres com as empresas de infraestrutura passiva onde estão instalados. Nestes casos, os compradores precisam arcar com as despesas de retirada.

Ao todo, a TIM colocou à venda metade das estações arrematadas: são 3.610 unidades, nas tecnologias 2G, 3G, 4G ou 5G. A maioria das antenas é de fabricação da Huawei, mas há também unidades da Nokia e da Ericsson.

A quantidade de antenas com capacidade de se conectar a redes 5G é baixa: são 185 do total, ou seja, 5%. A quantidade de antenas com ao menos rádios 4G é de 1.712, ou 47,42% do total. Enquanto 2.649, ou 73,4%, são antenas 3G ao menos, e 3.514 são 2G (97,4%). Vale notar que muitas das antenas operam mais de uma tecnologia, o que explica os números da soma por geração superar o total de estações à venda.

Os preços das estações da Oi Móvel à venda pela TIM são:

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4198