Threads perde força em engajamento
O começo foi em ritmo acelerado. Mas, ao que tudo indica, o Threads concorrente do Twitter de Mark Zuckerberg, vem perdendo força em número de usuários ativos e engajamento. Segundo a Similarweb, agência de inteligência digital, o pico de 49 milhões de pessoas utilizando o site diariamente em 7 de julho caiu para 12 milhões em 22 de julho.
Logo após seu lançamento, em 5 de julho, o Threads recebeu 5 milhões de assinaturas e em menos de uma semana esse número tinha chegado a 100 milhões. Mas em nenhum momento chegou a alcançar a atividade do Twitter que tem uma média de 100 milhões de usuários ativos.
Funcionalidades
Analistas da agência consideram que a maioria dos que usam o Twitter regularmente continuará fazendo isso na mesma proporção. A ideia por trás do Threads era a de conquistar a insatisfação crescente no Twitter desde que ele foi adquirido por Elon Musk. Zuckerberg, CEO da Meta, a empresa por trás do Threads, Instagram e Facebook, chegou a publicar no site um post conclamando para a “positividade” da nova rede. “Definitivamente, estamos nos concentrando na gentileza e tornando este um lugar amigável”, disse o executivo.
O fato de não ter conseguido avançar até agora é atribuído por alguns especialistas “a falta de algumas funcionalidades presentes no Twitter. Entre elas opção de área de trabalho e local para pesquisar hashtags, frases e nomes. A pesquisa foi feita antes que Musk tirasse o tradicional pássaro azul como logo da marca e o substituísse pela letra X. Mas é provável que esse fato não chegue a alterar o quadro no curto prazo.