RNP faz parceria com a Microsoft para 1,2 mil universidades
A Microsoft e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ontem, 28, um acordo de intenções. Com a parceria, cerca de 1.200 campi de instituições de ensino com unidades nas capitais e no interior – entre elas universidades e escolas federais – terão acesso às plataformas Microsoft com o Office 365 para Educação (nuvem) – como e-mail e calendário (Outlook), conferências online e mensagens instantâneas (Skype), rede social corporativa (Yammer), editor de textos (Word), editor de planilhas (Excel), apresentação de slides (PowerPoint), caderno digital de colaboração em sala de aula (OneNote), armazenamento de arquivos (OneDrive) e colaboração em tempo real (Teams).
Também serão disponibilizadas soluções para apoio acadêmico e treinamentos, como o conteúdo STEM, um programa de aulas gratuito, focado em Ciência, Tecnologia, Engenharia, e Matemática, com pacotes de conteúdo para apoiar professores na construção de atividades práticas que incorporam pensamento computacional e de design no currículo de ensino médio.
Além disso, está inclusa a oferta de capacitação do corpo docente que, por meio do programa gratuito de “Consultores Educacionais da Microsoft”, poderá receber treinamentos para inserção de tecnologia no processo de aprendizagem e nas ferramentas cedidas no acordo. “Essa capacitação se estende aos professores, pesquisadores, alunos e gestores de TI”, explica Nelson Simões, diretor-geral da RNP.