RNP busca parceiros para compartilhamento de data centers

Organização pretende estruturar Centros Nacionais de Dados em benefício das instituições do Sistema RNP

(crédito: Freepik)

A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) lançou uma chamada pública para encontrar parceiros entre empresas que possuam ou operem data centers profissionais interessadas em compartilhar sua infraestrutura e firmar acordos de cooperação técnica.

Em contrapartida, a RNP vai oferecer, para os futuros parceiros, rotas ópticas de longa distância, podendo incluir fibras apagadas de suas redes metropolitanas, de sua propriedade ou de seu direito de uso. A solução de permuta permitirá, assim, gerar um benefício mútuo para a RNP e as empresas.

De acordo com o SCImago Institutions Rankings, que elabora anualmente uma classificação das instituições de pesquisa em todo o mundo, o Brasil é líder na América Latina em volume de produção de conhecimento acadêmico-científico. Com tanto conteúdo sendo produzido, o espaço para armazenamento, incluindo processos de backup, com garantias de qualidade, já são desafios críticos em muitas instituições públicas de todo o país.

“A partir do estabelecimento de parcerias de longo prazo, pretendemos estruturar os Centros Nacionais de Dados (CNDs), em território nacional, apoiando diretamente a educação e pesquisa das instituições do Sistema RNP, colaborando com o avanço científico, tecnológico e do desenvolvimento nacional, sendo uma ação fomentada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A ideia é constituir ambientes para oferta de serviços, com garantias de segurança, privacidade, disponibilidade, monitoramento e qualidade”, explica Antônio Carlos F. Nunes, diretor de Serviços e Soluções da RNP.

Os CNDs estarão conectados em alta velocidade por meio de uma integração com a Rede Ipê, backbone nacional para ensino e pesquisa, e serão capazes de hospedar equipamentos e oferecer serviços digitais às instituições públicas de ensino e pesquisa de todo o país — universidades, institutos e unidades de pesquisa vinculados ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e ao MEC (Ministério da Educação).

“Com os resultados obtidos da chamada pública e depois das parcerias estabelecidas, será viável que as instituições integrantes do Sistema RNP utilizem uma infraestrutura confiável, segura e com alta disponibilidade, fora do ambiente acadêmico, a baixíssimo custo, graças ao modelo de permuta e compartilhamento”, conclui Nunes.

As empresas de data centers interessadas na parceria com a RNP podem enviar propostas até 16 de junho. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10506