Qualcomm fecha acordo com a Apple para fornecer chips 5G para iPhone até 2026
A Qualcomm anunciou, nesta segunda-feira, 11, que fechou um acordo com a Apple para fornecer chips 5G para smartphones até 2026. Valores do negócio não foram revelados.
O trato prevê o fornecimento de processadores 5G da linha Snapdragon para os próximos três anos. Com isso, espera-se que o aguardado modem 5G da própria Apple seja equipado em modelos de iPhone somente após o término do contrato.
“A Qualcomm anunciou hoje que entrou em um acordo com a Apple para fornecer sistemas Snapdragon 5G Modem-RF para lançamentos de smartphones em 2024, 2025 e 2026”, diz a desenvolvedora de chips, em nota. “Este acordo reforça o histórico da Qualcomm de liderança sustentada em tecnologias e produtos 5G”, complementa.
O objeto do negócio é um modem que conecta dispositivos a redes de dados móveis. Segundo a Qualcomm, a solução foi projeta para maximizar a velocidade e o desempenho dos dados, oferecer suporte a chamadas e conectividade e prolongar a vida útil da bateria de dispositivos móveis.
Em comunicado disponibilizado para os investidores, a empresa de chips indica que o acordo prevê participação de 20% no fornecimento de chipsets para a Apple no lançamento de smartphones em 2026. Além disso, a companhia salientou que o contrato de licenciamento de patentes, assinado com a Apple em 2019, permanece em vigor. O acordo vale por seis anos, com a opção de extensão por mais dois.
Mercado de chips 5G
O negócio com a Apple deve contribuir para suavizar a baixa do mercado de chips que tem atingido os resultados da Qualcomm. No segundo trimestre deste ano, por exemplo, a companhia reportou queda de 25% nas vendas de chips para smartphones.
Recentemente, a fabricante também anunciou a extensão de uma parceria com a Samsung. No caso, para inclusão de uma versão do chip Snapdragon 8 Gen 2 desenvolvida especificamente para dispositivos da empresa sul-coreana nos novos aparelhos premium dobráveis Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5, além do tablet Galaxy Tab S9.
A Apple, por sua vez, para se manter na linha de frente da tecnologia 5G, assinou um novo acordo de patentes com a Nokia. Detalhes da parceria não foram revelados, mas o contrato deve durar “vários anos”, segundo informou a companhia finlandesa.