Anatel disponibiliza mapa da cobertura 5G nas cidades do País

Mapa interativo mostra os municípios que contam com tráfego de dados de quinta geração móvel; material também traz informações das tecnologias celulares anteriores
Anatel lança mapa que mostra presença do 5G nas cidades do País
Mapa da presença da telefonia móvel agora conta com dados sobre 5G nas cidades brasileiras (crédito: Reprodução/Anatel)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a disponibilizar em seu site um mapa da presença da cobertura 5G em todo o País. O gráfico, na prática, aponta as cidades que já contam com sinal de quinta geração móvel. O material interativo também mostra a cobertura das tecnologias móveis anteriores (2G, 3G e 4G).

Segundo a Anatel, o painel utiliza dados gerados com base nos indicadores do Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), de modo que a indicação da tecnologia ocorre de acordo com a presença do tráfego no município.

Sendo assim, o mapa indica apenas se há presença da tecnologia móvel na cidade, e não efetivamente as áreas de cobertura dentro dos municípios. Além disso, o esquema não leva em conta o licenciamento de estações rádio base (ERBs) – até porque, mesmo licenciadas, as infraestruturas podem não estar em operação.

Cobertura 5G

Os dados mais recentes do mapa interativo são relativos ao mês de junho deste ano. Segundo o gráfico, até o sexto mês de 2023, o tráfego de dados em 5G estava disponível em 172 cidades do País.

Líder em acessos móveis, a Vivo também é a operadora com maior presença no que diz respeito à cobertura 5G no território nacional. A marca da Telefónica, até o sexto mês do ano, disponibilizava sinal em 120 cidades.

No mesmo período, a TIM e a Claro estavam bastante próximas, com cobertura 5G ativa em 92 e 90 cidades, respectivamente. A operadora regional Algar, por sua vez, contava com quatro municípios sob o sinal de quinta geração móvel.

Na página da Anatel que reúne os dados da presença da telefonia móvel, também é possível visualizar uma tabela com informações sobre a disponibilização do sinal 5G por operadora e município. Os dados detalhados também estão disponíveis para as gerações móveis antecessoras.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 855