Oi Soluções coloca hackers a serviço das empresas

Serviço VulneraPro, lançado em pela Oi Soluções parceria com a IPV7, remunera hackers por descobertas de falhas críticas em sistemas, e mira setor financeiro

hacker

A Oi Soluções lançou hoje, 10, solução brasileira baseada no modelo Bug Bounty voltada exclusivamente para empresas. A ferramenta, batizada de VulneraPro, foi desenvolvida pela empresa de segurança ofensiva IPV7 e propõe a identificação proativa de falhas críticas em sistemas, softwares e aplicativos, a partir da atuação de especialistas em cibersegurança — os chamados “hackers éticos”.

O modelo Bug Bounty é utilizado globalmente como estratégia complementar a testes convencionais de segurança, permitindo que especialistas simulem ataques reais e, ao encontrar vulnerabilidades, recebam recompensas proporcionais à gravidade da falha descoberta. A VulneraPro se propõe a estruturar essa abordagem de forma contínua e estratégica no mercado corporativo brasileiro.

Segundo Renato Simões, diretor de Produtos e Marketing da Oi Soluções, a contratação de hackers para encontra brechas nos sistemas visa antecipar ameaças e melhorar a tomada de decisão em segurança digital. “Não precisamos esperar o ataque acontecer para tomar medidas. A ação proativa é o sucesso para cibersegurança”, afirmou.

A chegada do VulneraPro ao mercado ocorre em meio a um cenário de alta demanda por soluções de cibersegurança no país. De acordo com levantamento da Fortinet, o Brasil sofreu mais de 100 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2024, sendo o setor financeiro o principal alvo, com mais de 40% dos incidentes. Outro estudo, da Minsait, mostra que 85% das instituições financeiras brasileiras devem ampliar seus investimentos em segurança digital até o fim de 2025.

A própria Oi Soluções vem intensificando suas iniciativas na área a fim de capturar esta carteira. Em 2024, a companhia registrou crescimento de 20% no portfólio de cibersegurança, o que impactou em 38% de aumento de receita da unidade. A estratégia está inserida no posicionamento da empresa como integradora de soluções digitais, com oferta de serviços gerenciados nas áreas de Segurança, Cloud, UC&C, IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e conectividade via fibra. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

O Tele.Síntese nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11299