No TV Síntese, os temas mais quentes da semana

No TV Síntese, a redação do Tele.Síntese conversa sobre o que mais chamou a atenção na cobertura da semana

Confira acima o primeiro episódio do TV Síntese Semanal, em que a redação do Tele.Síntese conversa sobre alguns dos assuntos que se destacaram na semana.

O Tele.Síntese inicia hoje, 6, um novo projeto. Nossa equipe vai conversar toda semana no canal TV Síntese sobre o que de mais quente aconteceu ou chamou atenção dos repórteres na cobertura diária do setor de tecnologia da informação e comunicação (TICs).

No primeiro episódio, Miriam Aquino, fundadora da Momento Editorial, e Rafael Bucco, editor, conversar sobre a criação de uma nova MVNO resultante dos esforços de provedores regionais de banda larga, a tá telecom; sobre a renovação da oferta de ERBs que eram da Oi Móvel pela TIM; sobre o acordo Winity / Vivo em trâmite no Cade e na Anatel; sobre o futuro da Oi; e sobre a primeira semana de governo Lula, suas mudanças de ministros, secretariado e desafios.

E aqui, as notícias mais lidas da semana, comentadas no episódio piloto do TV Síntese Semanal:

Tá Telecom

Unidos, dezenas de ISPs lançam a tá telecom, MVNO com presença em todo o país

Desafio da tá telecom é competir em um mercado dominado por grandes operadoras, em que as MVNOs, embora em expansão, são ainda minoria. Ao mesmo tempo, lidar com a gestão de interesses diversos dos vários ISPs que se associaram à iniciativa.

ERBs à venda

TIM renova oferta de venda das estações da Oi Móvel, com desconto de 75%

A redução de preços das ERBs, muitas vistas pelo mercado como defasadas, será suficiente para atrair interessados? Com ou sem compradores, a TIM vai desligar os equipamentos. Mas outra questão transparece da dificuldade em encontrar compradores: a decisão do Cade em obrigar a venda como remédio não deu resultado.

Winity / Vivo

Em resposta ao Cade, Telcomp e Unifique criticam acordo Winity/Vivo

No Cade, Telcomp e Unifique vocalizam o coro contra o negócio por parte do mercado de operadoras competitivas. Por outro lado, o negócio parece cada vez menos provável dentro da Anatel.

Futuro da Oi

Oi quer R$ 5 bilhões de credores, garantidos com fatia da V.tal e da ClientCo

No mercado, a abertura da Oi de detalhes das negociações com credores suscitou dúvidas sobre o futuro da empresa após a recuperação judicial, uma vez que prevê redução maior da participação na V.tal e venda de até 30% do seu principal negócio, o provimento de banda larga em fibra.

Primeira semana de governo

Novo governo distribui funções da sociedade digital | Foto: Ana Volpe/Agência Senado

A primeira semana do governo Lula, como é de se esperar, foi marcada pelas nomeações de ministros e secretários. Confirmou-se importância ao segmento digital e como lidar com grandes plataformas digitais. Mostrou-se a articulação com partidos que no passado eram oposição, como a União Brasil, cujo ministro nomeado, Juscelino Filho, mostrou disposição em manter-se alinhado aos planos do governo petista.

Juscelino Filho toma posse no MCom com discurso contra privatizações e foco no 5G

Primeira mulher à frente do MCTI pretende reerguer Ceitec

MCom e MCTI terão ampla troca de cargos, com exonerações de Lula

Martinhão será secretário de Telecom e Wellisch, de Radiodifusão

Lula tira Correios e EBC da desestatização

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4217