Ministério da Justiça passa a dar apoio administrativo à ANPD

Essa reorganização administrativa, entretanto, em nada altera a autonomia e a independência do órgão conferidas pela LGPD

Crédito: Freepik

O apoio administrativo até a independência total da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) passa a ser feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, seguindo o novo desenho da administração pública. Até então, essa assistência era feita pela Presidência da República.

É esse o teor da portaria conjunta do MJSP e ANPD, publicada no Diário Oficial da União.

Segundo a ANPD, essa reorganização administrativa em nada altera a autonomia e a independência do órgão conferidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sendo a portaria conjunta um importante passo para a continuidade do trabalho da ANPD até que ocorra o necessário fortalecimento institucional, com o aumento do efetivo e a criação de novos cargos.

Desde sua criação, pela Lei nº 13.853, de julho de 2019, a ANPD recebia apoio administrativo para desenvolver suas atividades, por ter sido criada sem quadro próprio de pessoal e sem aumento de despesas, conforme previsão legal.

Em 1º de janeiro deste ano, o Decreto nº 11.348 estabeleceu a nova estrutura organizacional do Ministério da Justiça, contemplando a ANPD como órgão vinculado à pasta.

Vagas

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) está com vagas abertas para servidores e empregados públicos, de nível médio ou superior, que queiram fazer parte da equipe do órgão por meio de movimentação ou requisição.

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 1588