Lynk anuncia lançamento de satélite para emitir sinal 5G
A Lynk Global, empresa norte-americana de telecomunicações, anunciou, nesta quarta-feira, 28, que pretende lançar um satélite capaz de emitir sinal 5G para telefones móveis. A previsão é de realizar um teste de conexão em dezembro deste ano.
A novidade é divulgada pouco mais de uma semana após a empresa confirmar a autorização da FCC (sigla em inglês para a Comissão Federal de Comunicações), órgão regulador nos Estados Unidos, para ofertar serviço de telefonia móvel via satélite, a primeira licença do tipo já emitida para fins comerciais no país.
No comunicado desta semana, a Lynk Global afirma que já patenteou a tecnologia desenvolvida para conectar satélites a dispositivos 5G, compatíveis com os aparelhos que já estão no mercado.
A estratégia da empresa é de firmar parcerias com operadoras que atuam dentro e fora dos Estados Unidos, fornecendo conexão inclusive para regiões remotas.
Competição
Serviço semelhante de telefonia via satélite foi anunciado em agosto deste ano pela T-Mobile e Starlink, no entanto, sem mencionar a possibilidade de emissão do 5G.
A parceria entre as empresas concorrentes da Lynk Global também tem como objetivo fornecer conexão móvel para regiões descobertas atualmente, dentro e fora dos EUA. O plano, chamado de Coverage Above and Beyond (Para além da cobertura) tem previsão de início até o final de 2023.
A rede sem fio usará os satélites de baixa órbita da SpaceX e o espectro de banda média da T-Mobile. A expectativa é de iniciar com serviços básicos, como o envio de mensagens de texto.
Empresas de desenvolvimento de smartphones já começaram a incorporar ferramentas de conexão via satélite entre os diferenciais no comércio. É o caso do iPhone 14, com previsão de possibilitar “mensagens de emergência via satélite” a partir de novembro de 2022.