T-mobile e Starlink anunciam parceria para conexão móvel

A operadora norte-americana se comprometeu a oferecer roaming aos provedores parceiros e quer ampliar plano para outros países. Previsão é de início dos trabalhos em 2023.
T-Mobile e Starlink anunciam parceria nas instalações da SpaceX, no Texas. (Foto: T-Mobile/Divulgação)

T-Mobile e Starlink anunciaram uma parceria para fornecer conexão móvel via satélite. O plano, chamado de Coverage Above and Beyond (Para além da cobertura) tem previsão de início até o final de 2023.

A rede sem fio usará os satélites de baixa órbita da SpaceX e o espectro de banda média da T-Mobile. A expectativa é proporcionar conectividade em todas as áreas sem cobertura nos Estados Unidos.

Em nota à imprensa, a operadora norte-americana afirma que se compromete a oferecer roaming recíproco aos provedores parceiros, e que o objetivo é “expandir a Coverage Above and Beyond globalmente, em um convite aberto para as operadoras do mundo colaborarem para uma conectividade verdadeiramente global”.

“A indústria sem fio tem lutado para cobrir essas áreas [sem sinal de rede] com a tecnologia móvel tradicional, na maioria das vezes devido a restrições de uso e limites do terreno (por exemplo, montanhas, desertos, entre outros). Nessas áreas, as pessoas estão desconectadas ou pagam taxas exorbitantes para carregar um telefone via satélite”, critica a T-Mobile em nota.

O anúncio da parceria ocorreu em cerimônia nas instalações da SpaceX, no Texas, nesta quinta-feira, 25.

T-Mobile e Starlink anunciam parceria nas instalações da SpaceX, no Texas. (Foto: T-Mobile/Divulgação)

Conexão gradual

De acordo com a programação divulgada, a implementação do plano é gradual, começando com a viabilidade de mensagens de texto e aplicativos de mensagem e depois ampliar para cobertura de voz e dados.

Em postagem no Twitter, Elon Musk destacou que não se trata de uma rede de alta velocidade, mas que será o suficiente para proporcionar comunicação.

 

Inicialmente, todas as regiões consideradas remotas nos Estados Unidos devem ser beneficiadas, segundo T-Mobile e Starlink, incluindo parte do Alasca e a ilha de Porto Rico.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10373