GUD Energia, joint venture de Vivo e Auren, começa a operar

Foco da Gud está na comercialização de energia renovável para clientes B2B que estão aptos a consumir energia com até 30% de desconto. Fabio Balladi, ex-Vivo, vai comandar o negócio.
Fabio Balladi, assume o comando da Gud, joint venture criada por Vivo e Auren para explorar o mercado livre de energia
Fabio Balladi, assume o comando da Gud, joint venture criada por Vivo e Auren para explorar o mercado livre de energia

A Vivo e a Auren iniciaram a operação da GUD Energia, joint venture criada para capturar as oportunidades geradas pela abertura do mercado livre. Com foco na comercialização de soluções customizadas em energia renovável em todo o Brasil, a nova empresa vai atuar de forma consultiva, com produtos e serviços para voltadous à contratação de energia, chegando a oferecer até 30% de desconto na conta de luz.

Para ser o diretor-geral do negócio, foi escolhido Fabio Balladi. Com 23 anos de experiência profissional, atuou em diferentes áreas da Vivo, como Comercial, Go to Market, Planejamento e Desenvolvimento comercial, ocupando cargos de diretoria e gerência sênior. Era até assumir o novo posto, diretor Comercial do Segmento Top B2B da operadora, responsável pelos clientes que estão entre os 7 mil maiores grupos econômicos do país. Formado em Ciências Sociais Aplicadas pela UNIABC, também possui MBA em Administração e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

“Nossa estratégia inicial é endereçar o segmento de clientes que estão no grupo A de tensão, como comércios, serviços e indústrias, mas vamos nos preparar para, no futuro, atuar no segmento de baixa tensão e residencial em um cenário de abertura total do mercado de eletricidade brasileiro. A GUD Energia nasce grande, fruto da união de duas empresas que são referência em seus mercados. Com esse DNA, temos a ambição de liderar o mercado em nosso segmento de atuação”, afirma Balladi.

O início da operação apresenta também a nova marca GUD, criada em conjunto com a Design Bridge and Partners, agência de branding do Grupo WPP. O nome é inspirado na fonética da palavra “good”, em inglês, reinterpretada a partir da característica fundamental do negócio da empresa: a comercialização, de forma descomplicada, de soluções customizadas de energia renovável. Do mesmo modo, a identidade visual traz formas fluidas, orgânicas e limpas, em alusão à energia renovável.

Desde 1º janeiro de 2024, mais de 72 mil novos consumidores, entre fábricas, escritórios e estabelecimentos comerciais, segundo estudo feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), passaram a poder escolher o seu fornecedor e ter maior flexibilidade na contratação do insumo. Como resultado, atualmente, o mercado livre está disponível para consumidores conectados à alta tensão, com qualquer valor de demanda contratada. O novo modelo é implementado de forma gradativa no país desde 1995.

A decisão de criar a joint-venture foi anunciada por Vivo e Auren em dezembro passado, de olho na progressão da abertura do mercado livre de energia. Em 6 meses, a empresa concebeu produto, oferta, canais de vendas e estrutura comercial para atuar no mercado de forma consistente.

A GUD Energia reúne a experiência de duas das maiores marcas em seus segmentos: a Auren, líder em comercialização de energia no Brasil e referência em geração de energia renovável, e a Vivo, líder do mercado brasileiro de telecomunicações, com 113 milhões de acessos e uma plataforma digital, que, cada vez mais, atua em uma gama de ecossistemas nos segmentos B2C e B2B. Dessa forma, os clientes da GUD Energia terão a seu dispor uma nova empresa com profundo conhecimento em energia renovável, produtos e serviços alinhados às suas necessidades, capilaridade nacional e excelência no atendimento.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4234