Governo avalia “reestruturação estratégica” da Telebras

Telebras emite comunicado em que confirma rumores de que o governo estuda alternativas para a estatal

(Telebras/Divulgação)

A Telebras emitiu um fato relevante na noite desta segunda-feira, 15, no qual confirma que não um, mas “diversos órgãos” do governo federal realizaram reuniões preliminares a fim de avaliar uma “reestruturação estratégica” da companhia. Não revelou, porém, detalhes.

Na sexta-feira, 12, as ações da operadora, que tem direito de contratação preferencial por órgãos federais definido em lei, fecharam em alta de 4,31% em meio aos rumores. O volume de negociações também saltou, passou de R$ 57 milhões na quinta para R$ 178 milhões na sexta, o que levou a CVM a questionar a empresa sobre os motivos das oscilações atípicas.

Ao longo do ano, a empresa também apresentou diversas possíveis inovações em seu modelo de negócio, convocando outras empresas do mercado para opinar ou se candidatar a parcerias que resultem no aumento da receita da Telebras e sua entrada em novos segmentos.

Um das propostas da empresa é a criação de uma joint venture para abordar o segmento privado. Em entrevista ao Tele.Síntese em junho, o presidente da companhia, Fred Siqueira, afirmou que esse plano de sociedade entre a estatal e uma empresa privada levantaria restrições legais que hoje limitam a operação. A RFI com tal plano está aberta para consulta e opinião de interessados no site da estatal.

Vale lembrar que a Telebras esteve na lista de privatizáveis durante o governo anterior, de Jair Bolsonaro, e foi retirada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A empresa tem sido fortalecida, com renovação de contratos relevantes – como o fornecimento de banda larga via satélite do Gesac – escolhido pelo governo para fornecer a banda larga de escolas situadas onde não é possível levar fibra óptica.

Além disso, existe a discussão sobre permitir que a estatal ocupe eventual espaço deixado pelas operadoras na EACE, a entidade responsável pela conexão de escolas com recursos do leilão 5G.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4469