Galaxy S23 ou iPhone 14: qual navega mais rápido nas redes móveis brasileiras?

Os números indicam que, entre o Galaxy S23 Ultra e o iPhone 14 Pro, existe diferença perceptível de navegação nas redes nacionais.

A consultoria Ookla, dona do site de medições Speedtest, publicou os dados para o Brasil sobre a qualidade das redes celulares locais no terceiro trimestre deste ano de 2023. E ali apresentou também quais celulares são os que apresentam velocidades de download mais altas. A disputa, como esperado, situa-se no mercado premium e coloca os aparelhos Galaxy S23, da Samsung, e iPhone 14, da Apple, como principais competidores.

Samsung Galaxy S23 Ultra (crédito: Samsung/Divulgação)
Samsung Galaxy S23 Ultra (crédito: Samsung/Divulgação)

O celular mais rápido foi o Samsung Galaxy S23 Ultra. Este apresentou 243,83 Mbps de mediana no download e 40 ms de latência “multiservidor”. Em seguida vem o Galaxy S22 Ultra, com 229,92 Mbps de mediana de download e 42 ms de latência.

iPhone 14 Pro, da Apple (crédito: Divulgação)

O terceiro e quarto lugares são da Apple, que obteve mediana de download de 202.98 Mbps com o iPhone 14 Pro e 42 ms de latência. E 193,59 Mbps e 46 ms, respectivamente, com o iPhone 14 Pro Max.

O quinto lugar volta à Samsung, com o modelo intermediário A54, com desempenho de 191,09 Mbps e 41 ms.

Os números indicam, portanto, que o S23 Ultra é cerca de 20% mais rápido, para o usuário típico do produto, do que é o iPhone 14 Pro.

Vale notar que são os dispositivos mais caros dos fabricantes e do mercado, com conectividade 5G. Portanto, é natural que a mediana para os donos destes dispositivos esteja bem acima da mediana do mercado em geral.

Isso fica mais claro considerando-se toda a base de cada fabricante. Neste recorte, a Apple, que oferece menos modelos e não tem celulares de entrada, tem mediana 73,87 Mbps. É a fabricante cuja maioria dos usuários desfrutam de maior velocidade de banda larga móvel. Em seguida vem a Samsung, com mais modelos intermediários e de entradas, e mediana de 46,75 Mbps. Seguida por Xiaomi (32,4 Mbps) e Motorola (28,05 Mbps).

Em termos de chipset, novamente, destacam-se os oferecidos por fabricantes para dispositivos premium. Assim, a Qualcomm domina o top 5 das fabricantes de componentes, como se vê na tabela da imagem abaixo:

Chipsets de celular mais rápidos nas redes brasileiras

 

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4217