Facebook e Twitter ainda não se adequaram ao GDPR, diz autoridade da UE

As gigantes da internet poderão vir a sofrer sanções se até dezembro não se adequarem às novas normas de proteção de dados do consumidor.

Em entrevista realizada hoje, 20, a comissária da Justiça da UE, Vera Jourova, disse Facebook e Twitter ainda não adequarem seus termos de usuários ao novo regulamento de proteção de dados vigente na Comunidade Europeia. “Se não virmos progresso, as sansões virão”, afirmou ela.

As duas empresas não resolveram todos os problemas levantadas pela comissão, enquanto o Airbnb fez as alterações necessárias após três meses. O prazo final para as empresas sanarem os problemas é dezembro. Porta voz do Twitter disse a empresa atenderá às solicitações. Já o Facebook alega que atendeu ao que foi pedido.

“Atualizamos os termos de serviço do Facebook em maio e incluímos a grande maioria das mudanças que a Rede de Cooperação em Defesa do Consumidor e a Comissão Europeia haviam proposto naquele momento”, disse a empresa em um comunicado. As alterações nos termos de usuário da Airbnb incluem a exibição do preço total de reservas e taxas extras, seja a oferta feita por um host particular ou por um profissional e que os consumidores tenham o direito de tomar medidas legais.

Se em dezembro as autoridades entenderem que as solicitações não foram atendidas pelas empresas quem terá que aplicar as sanções serão as entidades de defesa dos consumidores. (Com noticiário internacional)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032