Equinix inaugura seu maior data center na América Latina

O site SP3, localizado em Santana de Parnaíba, fica próximo ao novo data center da Bovespa na região

equinix-data-center-colocation-sp3A Equinix, companhia de serviços de data center e interconexão, inaugurou hoje, 09, o SP3, seu maior data center IBX na América Latina. Este é o quinto site da empresa no Brasil e o terceiro na região de São Paulo. O novo data center, localizado em Santana de Parnaíba (SP), recebeu US$ 69 milhões de investimento na primeira etapa de construção.

Localizado próximo a data center da Bovespa, o SP3 pretende ser um hub para empresas do mercado financeiro. A nova infraestrutura já conta com mais de 30 clientes – quase o dobro da quantidade de companhias que já estavam hospedadas no data center de SP2 (em Tamboré), quando foi inaugurado em 2011.

O SP3 é o quinto data center a empresa no Brasil – três em São Paulo e outros dois no Rio de Janeiro. A empresa espera, ainda, ter mais um DC em São Paulo após o fechamento do contrato com a Verizon, anunciado em dezembro de 2016, para aquisição de 29 instalações de data center em 15 regiões da América do Norte e América do Sul.

A primeira fase de construção de SP3 possui capacidade para mais de 725 racks e serão outras múltiplas etapas. Os mais de 2.775 racks, que serão totalizados no novo data center, dobrarão a disponibilidade de espaço da empresa no Brasil.

 

O SP3 será também ponto de interconexão do cabo submarino Seabras-1, da Seaborn Networks. Previsto para entrar em operação no segundo trimestre de 2017, ele ligará Nova Iorque à Praia Grande (SP). Do litoral, ele será conectado ao data center e disponibilizado para os clientes da companhia.

O data center tem 20 mil m² e mais de 8 mil m² de área de piso elevado. São cerca de 13,3 megawatts de energia disponível e o data center tem uma subestação de alta tensão própria e linhas redundantes. A distância entre SP3 e SP2, data center da companhia em Tamboré (SP), torna possível a interconexão de alta densidade entre os sites por meio de fibra ótica apagada. Isso permitirá a oferta de portas de 10, 40 e 100 Gb/s no portfólio de interconexão da Equinix via Equinix Metro Connect™.

Esta solução prevê conectividade entre diferentes data centers da Equinix ao redor do mundo para fornecer acesso direto a mais de 1.150 operadoras e mais de 6.300 empresas globais com baixíssima latência. Destas, cerca de 270 empresas de Cloud e IT Services e mais de 70 operadoras de Telecomunicações estão em SP1 e SP2, outros sites da companhia em São Paulo. No total, a Equinix conta com aproximadamente 1000 organizações alocadas nos seus data centers no estado. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10575