Em desaceleração, Brisanet ganha 47 mil clientes no terceiro trimestre
Caminhando para bater a meta de clientes prevista para 2023, a operadora nordestina Brisanet enfrenta uma desaceleração nas adições líquidas de assinantes ao longo do ano. Conforme comunicado divulgado ao mercado, a empresa fechou o terceiro trimestre com 1,256 milhão de acessos de banda larga fixa, alta de 3,8% na comparação com o segundo trimestre, quando contava com 1,209 milhão de clientes.
Em setembro, o crescimento orgânico da base de assinantes foi de 13,8 mil, abaixo do número registrado em agosto (17,2 mil).
Em nota, a empresa reafirmou a expectativa de encerrar o ano com 1,3 milhão de acessos em banda larga fixa, distribuídos pelos nove estados em que atua na região Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Piauí, Sergipe, Maranhão e Bahia).
Desse modo, para atingir a meta, a Brisanet precisa incrementar a base em 43.324 assinantes entre outubro e dezembro. Apesar da desaceleração trimestral contínua ao longo do ano, o número foi superado em todos os períodos de 2023. Em termos absolutos, a operadora conseguiu 58.758 assinantes no primeiro trimestre, 50.703 no segundo trimestre e 47.140 no terceiro trimestre.
Os dados divulgados também mostram que, ao término de setembro, a infraestrutura de fibra óptica da empresa tem capacidade de cobertura para 6,95 milhões de domicílios em 158 cidades. No mês passado, o indicador de casas passadas (homes passeds) teve um incremento de 39,2 mil residências.
A operadora, no entanto, reforçou que, para lançar o serviço móvel, está reduzindo os investimentos em rede fixa. “Até o final de 2023, o ritmo de expansão de FTTH mensal ainda vai ser mais reduzido já que a Companhia vai focar a expansão da infraestrutura no negócio móvel 4G/5G”, informou a Brisanet.
No comunicado, a empresa também destacou que o cenário econômico, sobretudo no Nordeste, “segue desafiador”, citando que o mercado de telecomunicações está pressionado pela inflação e pela estratégia de preços dos concorrentes.
Agility Telecom
A Agility Telecom, marca do grupo que fornece serviços de internet sob o modelo de franquias em cinco estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), fechou o terceiro trimestre com 192 mil clientes. A baixa, na comparação com o segundo trimestre (199,4 mil assinantes), é de 3,68%.
Ao todo, a subsidiária conta com 75 franqueados e uma rede que passa em frente a quase 860 mil domicílios.
Segundo a Brisanet, a marca está passando por mudanças. “A ideia é que os franqueados venham a participar da operação do 5G, em modelo ainda em definição”, sinalizou.