BB é o banco mais sustentável do planeta

O BB mantém a liderança no ranking Global 100 da Corporate Knights pelo terceiro ano consecutivo, empresa canadense de pesquisa.
BB é o banco mais sustentável do planeta-crédito-divulgação
Crédito: Divulgação

O Banco do Brasil (BB) foi reconhecido, pelo terceiro ano consecutivo, como o banco mais sustentável do mundo, conforme o ranking Global 100 da Corporate Knights, empresa canadense de pesquisa.

A edição deste ano classifica, ainda, a instituição como a empresa brasileira mais bem posicionada, figurando na 21ª posição no ranking geral. Na última década, o BB foi listado em sete edições, sendo reconhecido como banco mais sustentável do mundo em 2019, 2021 e 2022.

A carteira de negócios sustentáveis, que já ultrapassa R$ 282 bilhões em saldo, permanece sendo o destaque para a classificação no ranking.

Ela é formada por linhas de crédito com elevada adicionalidade ambiental e social, ou destinada a financiar atividades ou segmentos que possuem impactos socioambientais positivos para os setores de energias renováveis, eficiência energética, construção, transporte e turismo sustentáveis, água, pesca, floresta, agricultura sustentável, gestão de resíduos, educação, saúde e desenvolvimento local e regional, reforçando nosso papel transformador no desenvolvimento do país.

A carteira de negócios sustentáveis do BB é submetida à avaliação independente, que considera as principais taxonomias internacionais para sua classificação, assegurando mais transparência ao mercado.

Para o presidente Fausto Ribeiro, esse resultado demonstra o avanço do BB no uso de critérios ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) nas práticas administrativas e negociais. Além disso, considera que o mercado reconhece o protagonismo do Banco em gerar negócios que contribuem para uma economia de baixo carbono.

“Sermos novamente reconhecidos como o banco mais sustentável do mundo evidencia a decisão acertada de incorporar a sustentabilidade à nossa estratégia corporativa. Continuaremos com o compromisso de apoiar nossos clientes na transição para um portfólio mais sustentável, aprimorando nossas práticas internas”, conclui.

O Banco do Brasil é referência em diversos outros índices de sustentabilidade do mercado financeiro, como o DJSI (Dow Jones Sustainability Index), o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) e o FTSE (Financial Times Stock Exchange).

Sobre o Ranking Global 100

O Global 100 é um ranking de sustentabilidade corporativa lançado em 2005 pela Corporate Knights, que classifica anualmente as empresas pelo desempenho em sustentabilidade, avaliando as dimensões econômica, governança, ambiental e social.

Para determinar o ranking, foram analisadas mais de 7.000 empresas de capital aberto com receita bruta mínima de US$ 1 bilhão, em 21 indicadores econômicos, ambientais e sociais como: receita de produtos e investimentos verdes, diversidade no corpo funcional, gestão de emissões de gases de efeito estufa, eficiência hídrica e energética, rotatividade dos funcionários, dentre outros itens.

(Com Agência Brasil)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1798