WDC Networks registra lucro líquido de R$ 8,4 milhões

Com crescimento de 8,9% comparado ao mesmo período de 2T23, a empresa alcança EBITDA ajustado de R$74,7 milhões e contabiliza lucratividade pelo segundo trimestre consecutivo, revertendo prejuízo de 2023
Vanderlei Rigatieri, CEO e Fundador da WDC Networks (crédito: Divulgação/WDC)

A WDC Networks – empresa de tecnologia que importa, fabrica e distribui soluções no Brasil e na Colômbia – anuncia os resultados do 2º trimestre de 2024 e, pela segunda vez consecutiva, registrou ganhos em todos os segmentos.

A marca atinge nível recorde de EBITDA consolidado (R$74,7 milhões com margem EBITDA de 38,7%), sendo 7,5 p.p. (pontos percentuais) superior ao mesmo período de 2023 -, Lucro Líquido Ajustado de R$8,4 milhões (sendo +138,1% versus 2º Trimestre de 2023) e alcançando R$13,1 milhões no acumulado de 2024.

De acordo com o CEO da WDC, Vanderlei Rigatieri, esses números refletem o esforço da companhia no reposicionamento estratégico, anunciado no início deste ano, o qual prioriza soluções para verticais de mercado e consolida um “rígido” controle de custos e despesas de modo a tornar a WDC mais competitiva. “Com esta nova estratégia, aumentamos consideravelmente a venda de Serviços no 2º trimestre deste ano, sendo que 18,7% da nossa receita bruta foi gerada nessa modalidade (Serviços) de negócios” comemora.

No primeiro semestre de 2024, o EBITDA foi de R$142,9 milhões (+13,4% versus 6M2023). Somados a isso, os contratos TaaS (no modelo as a service) acumularam um saldo de R$842,4 milhões de receitas futuras contratadas (backlog) no 2T24. Neste período, o TaaS foi responsável por 40% da receita bruta. Já a Margem Bruta também cresceu em todos os segmentos, atingindo no consolidado 28,7% versus 23,5% do 2T23.

O segmento Enterprise representou R$ 82 milhões em vendas no 2T24, atingindo $188,3 milhões em vendas no semestre, 24,1% a mais do que o registrado no 6M23. Este segmento entregou excelente nível de margem bruta no 2T24, apontando para 33,8% versus 33,1% no 2T23 e 31,5% no 1T24.

Telecom voltou a liderar a maior fatia das vendas no 2T24, respondendo por 57% das vendas totais, com melhora na margem bruta de 4,0 p.p. em relação ao 2T23, alcançando 27,1% sendo alavancado por novos contratos voltados a Serviços.

Já no segmento Solar, mesmo diante de desafios que incluem a logística de entrega dos produtos a todas as regiões e a crise dos maiores fabricantes de painéis solares globais, que continua a derrubar os preços internacionais, a WDC ampliou a margem bruta para 18,5%, versus margem bruta de 10,3% no 2T23 e 12,8% no 1T24.

“Neste trimestre, dentro do escopo de reposicionamento estratégico, reforçamos a área de Design Center, intensificamos a comercialização de Serviços e inauguramos um showroom com tecnologia de ponta, contemplando as soluções do nosso portfólio. Além disso, buscamos aumentar o marketshare com eventuais M&A’s (Fusões e Aquisições, em português), que estão no radar da empresa a fim de acelerar a oferta de Serviços cada vez mais estratégicos aos nossos clientes”, diz Rigatieri. (Com assessoria de imprensa)

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Da Redação

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