Está aberta consulta para Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade

Política a ser coordenada pelo MDIC definirá diretrizes e ações para plano de entregas; minuta prevê eixos de Transformação Digital, Inovação e Marcos Legais.
Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade prevê entregas entre 2025 e 2026 | Foto: Freepik

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lança consulta pública para a construção da Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ). As contribuições devem ser encaminhadas pela plataforma Participa + Brasil até o dia 30 de setembro.

Segundo o órgão, a estratégia atuará “de maneira sinérgica” com as políticas da pasta, inclusive aquelas voltadas para indústria, inovação e comércio exterior. A consulta busca “coletar contribuições da sociedade civil, setor privado e demais interessados para definir as diretrizes e ações que impulsionarão a qualidade e a segurança de produtos e serviços no Brasil”.

A formulação da ENIQ ocorrerá no âmbito do Comitê Técnico de Assessoramento ad hoc de Infraestrutura da Qualidade (CTIQ), presidido pela Secretaria de Competitividade e Política Regulatória (SCPR) do MDIC, e servirá de subsídio para o 1º Plano de Ação Bienal 2025-2026, que reunirá projetos e metas.

Com a abertura para sugestões, o governo espera, entre outros pontos, identificar projetos em andamento ou potenciais que possam contribuir para o atingimento das entregas do plano.

Eixos

A minuta colocada em consulta prevê dez eixos estratégicos, entre eles, de Inovação, de Transformação Digital e de Marcos Legais e Infralegais.

Entre as “potenciais entregas” previstas, no campo da Transformação Digital, está a “melhoria das ferramentas digitais e integração dos sistemas de TI”, e o “intercâmbio de informações sobre normas inteligentes para apoio à indústria 4.0, incluindo eventos e campanhas de comunicação”.

No âmbito da informação, sugere-se entre as macroações a realização de “estudo de viabilidade sobre a criação de centros de ensaio para setores estratégicos, que funcionem como hubs de inovação e experimentação, associados ao uso comercial”.

Já na temática de Marcos Legais, há expectativa de “mapeamento e monitoramento constante de propostas de atos do Legislativo relacionados à Infraestrutura da Qualidade (IQ) no Brasil.

Acesse a consulta neste link.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10809