Para 55% dos executivos brasileiros os benefícios do 5G são pouco claros

Estudo da Logicalis apontou que, apesar da pouca clareza quanto as vantagens da tecnologia, as empresas brasileiras possuem expectativas altas para implementação do 5G no médio prazo
Benefícios do 5G são pouco claros para 55% dos executivos no Brasil, aponta estudo da Logicalis
Estudo apontou que executivos veem os benefícios do 5G pouco claros dentro de suas empresas | Foto: Mohamed_hassan/Pixabay

O estudo IoT Snapshot, da Logicalis apontou o que executivos da América Latina pensam sobre os benefícios que o 5G traz para a operação de suas empresas. Entre os 250 entrevistados para a pesquisa, 55% dos respondentes no Brasil e 62% na América Hispânica têm pouca ou nenhuma clareza quanto os ganhos para os negócios.

Yassuki Takano, diretor de Consultoria da Logicalis afirmou que “é possível que haja uma expectativa elevada sem o nível de entendimento necessário para ter mais tangibilidade sobre os potenciais de uso e melhoria”. Ainda de acordo com o estudo, a demanda por implementação da tecnologia continua grande: tanto no médio prazo, com interesse médio e alto totalizando 77% no Brasil e 63% nos demais países, quanto no curto, que representa 43% e 44%, respectivamente.

De acordo com o executivo, é necessário que o mercado entenda melhor o funcionamento da tecnologia para, desta forma, mitigar riscos em sua adoção. “É importante observar que o 5G é um importante habilitador para a implementação de soluções digitais como IoT e indústria 4.0 devido às suas características como baixa latência, velocidade e conexões massivas. Portanto, o conhecimento e a capacitação se tornam chaves essenciais para a inovação nos mais diversos setores”, afirma Takano.

IoT Snapshot

Em sua sexta edição, o estudo investigou o mercado latino-americano para traçar um retrato da maturidade em relação à adoção de soluções de internet das coisas (IoT). Assim como nos anos anteriores, além do Brasil, o estudo abrange mais quatro países da América Latina para trazer uma visão regional sobre a tecnologia, sendo eles Argentina, Chile, Colômbia e México.

A pesquisa entrevistou, entre setembro e novembro de 2023, 246 executivos, divididos da seguinte forma: Brasil (125), Argentina (21), Chile (18), Colômbia (37) e México (45). Além disso, outros 12 executivos de diversos segmentos foram entrevistados em profundidade, em uma abordagem qualitativa. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10622