XP adere à PCAF para incentivar negócios sustentáveis

Ao assinar o pacto, a XP se compromete a divulgar as emissões de gases de efeito estufa das empresas de seu portfólio em até três anos.
XP adere à PCAF para incentivar negócios sustentáveis - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

A XP Inc. anuncia sua adesão à PCAF, Parceria para Finanças Contábeis de Carbono, que tem como objetivo quantificar e dar transparência às emissões de gases de efeito estufa financiadas por empréstimos e investimentos.

Com a iniciativa, a instituição financeira passa a se juntar a outros 250 bancos e investidores, que representam US$ 63 trilhões em ativos.

A PFAD é formalmente recomendada pelo Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TFCFD), grupo que  reúne uma série de organizações com o propósito de desenvolver um padrão comum para que empresas possam medir e divulgar os riscos financeiros relacionados ao clima para o cálculo de emissões financiadas.

“Esta adesão à PCAF é importante para que credores atribuam um preço ao risco na hora de conceder empréstimos e que investidores possam trazer a valor presente os riscos e oportunidades recorrentes da mudança do clima, incentivando modelos de negócios sustentáveis”, afirma Helena Masullo, head de Estratégia ESG da XP Inc.

Ao assinar o pacto, a XP Inc. se compromete a divulgar as emissões de gases de efeito estufa das empresas de seu portfólio em até três anos. Adicionalmente, a companhia irá compartilhar com os signatários métodos e experiências de contabilidade de carbono, alinhados aos objetivos do Acordo Climático de Paris.

Até o último semestre de 2021, foram negociados 239,3 milhões de créditos, cada um representando uma tonelada de emissões de carbono evitadas ou removidas, representando um aumento de 27% em relação a 2020, conforme dados do Ecosystem Marketplace. As emissões de créditos têm crescido numa velocidade muito mais forte que a aposentadoria (quando eles são efetivamente cancelados para neutralizar a emissão equivalente do comprador).

(Com assessoria)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1924