Wilson Cardoso assume cargo no Senai-SP

Wilson Cardoso será assessor tecnológico, responsável pelo Centro de Conectividade do Senai-SP e sua interligação com as 80 unidades do serviço no estado

Prêmio Anuário Telesíntese 2019 - Momento Editorial (hotel Renaissance, São Paulo)- photo Robson Regato

O executivo Wilson Cardoso, que por décadas esteve na Nokia, foi contratado pelo Senai-SP. Ali, Cardoso será assessor de tecnologia, responsável pelas redes interligando as unidades Serviço Nacional de Aprendizagem no estado paulista e, em especial, o centro de conectividade localizado na capital.

Ao todo, o Senai-SP tem 80 unidades, além do cetro em São Paulo. O desafio será combinar a conectividade com todas as verticais, a fim de melhorar a produtividade de toda a indústria. No posto, Cardoso vai orientar as especificações das tecnologias adotadas, “desde o Bluetooth, até o satélite”, diz.

O Centro de Conectividade está localizado no SENAI Anchieta, na Vila Mariana, na Capital, e expõe casos de uso construídos para redes 5G. Ele interliga diferentes unidades do Senai-SP, que representam as diversas verticais da indústria, como agronegócio, manufatura, alimentos, mobilidade, serviços públicos e saúde. A unidade também tem laboratórios abertos para desenvolvimento de pesquisa e inovação em aplicações industriais de redes móveis e difundir a tecnologia através da educação.

Wilson Cardoso tem PhD em engenharia de telecomunicações pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos EUA, além de pós-graduações executivas. Começou a carreira no mundo da tecnologia na Siemens, em 1985, onde esteve até a integração à Nokia, em 2007. No grupo finlandês, comandou a área de vendas para a América Latina e foi chief technology officer para a região e Brasil entre 2021 e 2024. Em março, deixou o cargo, e ficou pouco mais de um mês em “transição de carreira”, até ser requisitado pelo Senai.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4469