Vivo vai fornecer redes 4G e 5G à Linha 5-Lilás do metrô de SP

Operadora usará infraestrutura da IHS para levar cobertura móvel às 17 estações e aos túneis do trecho operadora pela ViaMobilidade; primeira instalação será na estação Campo Belo
Vivo vai levar conectividade 5G às estações da Linha 5-Lilás do metrô de SP
Estações da Linha 5-Lilás receberão 5G da Vivo (crédito: Governo do Estado de São Paulo)

A Vivo vai fornecer conectividade 4G e 5G à Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo. A operadora fechou uma parceria com a IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, para usar a infraestrutura de telefonia móvel nas estações e nos túneis operados pela ViaMobilidade.

A estação Campo Belo será a primeira a receber os equipamentos de conectividade móvel. O sistema deve ser replicado nas demais estações da linha no período de 12 a 18 meses.

A infraestrutura utilizada será a Distributed Antenna Systems (DAS), da IHS Brasil. Segundo as empresas envolvidas no projeto, a solução utiliza um sistema ativo digital e antenas ativas 5G e terá capacidade para atender cerca de 630 mil pessoas diariamente.

A Linha 5-Lilás compreende um trajeto de cerca de 20 quilômetros na zona sul de São Paulo, entre as estações Capão Redondo e Chácara Klabin. Ao todo, a trecho conta com 17 estações, das quais 12 são subterrâneas. Os túneis se estendem por 12 quilômetros, onde o sinal móvel não consegue chegar sem um sistema dedicado de antenas.

Em comunicado, a ViaMobilidade, empresa responsável pela gestão da linha, destacou que, em razão da crescente demanda por conectividade nas dependências do modal urbano, procurou soluções de infraestrutura que viabilizasse conexões móveis ao longo do trecho sob sua área de concessão.

“Estamos implementando um sistema de última geração utilizando 5G e 4G, para que os operadores de redes móveis possam fornecer os seus serviços a usuários finais em todo este sistema de transporte”, afirma Cassio Futuro, COO da IHS Brasil, em nota.

O projeto também conta com participação da Comba. A empresa de engenharia de telecomunicações vai fornecer soluções técnicas sem fio para complementar a infraestrutura da IHS.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10589