Winity vai implantar rede 4G e 5G no Metrô de São Paulo

Junto com o Grupo Arion, a Winity venceu licitação para explorar rede de telecomunicações 4G, 5G, WiFi e de fibra nos túneis e estações do Metrô paulista

Metrô São Paulo

O Metrô de São Paulo assinou ontem, quarta-feira, 13, contrato com o Consórcio Winity Arion para a concessão da infraestrutura de telecomunicações da companhia. Caberá à operadora neutra implantar infraestrutura para melhorar a cobertura de sinal 4G e 5G de telefonia celular nos túneis, trens e estações, além de oferecer acesso à internet por WiFi gratuito aos passageiros.

O contrato é de 30 anos. O consórcio tem até 36 meses para a implementação dos serviços de cobertura de telefonia e WiFi. A concessão vai explorar também a chamada Infovia-Metronet, que passa pelos túneis e vias das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que juntas atendem a cerca de 2,7 milhões de pessoas todos os dias.

A Infovia-Metronet é rede de comunicação do Metrô com cabos de fibras ópticas de alta capacidade de transmissão, ligando as estações do sistema.

Por meio dessa estrutura de comunicação de alta capilaridade, que conta com a vantagem de estar em túneis protegidos das condições climáticas e interferências externas, a Winity vai implementar o sinal de telefonia celular e sistema de WiFi, que deverá funcionar inclusive dentro dos trens.

A estrutura contemplada abrange 54 estações ao longo de 57 quilômetros de via, nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Passam por todo o centro expandido de São Paulo, ligando suas principais regiões financeiras e logísticas. A linha Amarela, privatizada, não é abrangida pelo contrato assinado ontem.

Segundo o governo de São Paulo, a concessão da rede ao Consórcio Winity Arion vai trazer novas receitas ao Metrô e desonerar a empresa estadual dos custos de manutenção da rede de fibra óptica. O Metrê receberá, ainda, 30% de receitas obtidas com a exploração do serviço, uma vez que as operadoras móveis poderão contratar a Winity para utilizar a infraestrutura a fim de levar o sinal às estações. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10498