Vivo, TIM e Claro lideram ranking global de melhoria de desempenho 5G

Teles brasileiras ocupam as três primeiras posições no que diz respeito ao aperfeiçoamento da velocidade de download em todo o mundo, mostra relatório da Opensignal
Operadoras brasileiras lideram ranking de melhoria de desempenho do 5G
Operadoras brasileiras lideram ranking de melhoria de velocidade de download do 5G (crédito: Freepik)

As três operadoras brasileiras habilitadas para operar o 5G ao longo de todo o território nacional – Vivo, TIM e Claro – lideram um ranking global de melhoria na experiência de quinta geração móvel, especificamente no que diz respeito à velocidade média de download.

Relatório da Opensignal, empresa especializada na análise de redes móveis, aponta que o trio que domina o setor de telefonia móvel no Brasil aperfeiçoou, substancialmente, a qualidade do 5G no decorrer deste ano.

Segundo o documento, as velocidades médias de download de Vivo, TIM e Claro aumentaram 829%, 546,7% e 469,7%, respectivamente.

Com isso, as teles brasileiras dominaram o ranking do Grupo I (operadoras que atuam em mercados com área terrestre superior a 200 mil km²), ficando bem à frente das demais companhias listadas.

Para se ter uma dimensão da diferença de melhoria no que se refere ao desempenho da quinta geração móvel, basta ver que a tailandesa DTAC, em quarto lugar, aperfeiçoou a velocidade média de download do seu serviço em 147,9%. Em quinto lugar, aparece a Movistar Espanha (marca comercial da operação móvel do Grupo Telefônica no seu país natal), com alta de 118,2%.

Outros destaques

A edição de 2023 do relatório “5G Global Mobile Network Experience Awards” (Prêmio Global de Experiência de Rede Móvel 5G, em tradução livre) mostra que as teles brasileiras também se destacaram em outros quesitos.

A TIM, por exemplo, ocupa a primeira posição na melhoria da disponibilidade do 5G (proporção de tempo gasto com uma conexão de quinta geração ativa). Entre o primeiro semestre de 2022 e o primeiro de 2023, os usuários da operadora observaram um aumento de 559,8%. No mesmo quesito, a Vivo aparece na terceira posição (alta de 222,7%).

O relatório ainda indica que a Vivo ficou na quarta posição global em termos de aperfeiçoamento de sinal para jogos online. O avanço foi de 22,4%.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 789