Viasat realiza teste bem-sucedido de conexão satélite-celular na Índia

Em parceria com a operadora indiana BSLN, demonstração incluiu o envio de mensagens bidirecionais e SOS usando um smartphone Android compatível com o Release 17
Viasat realiza, com sucesso, teste de satélite-celular no Índia
Satélite I-6 F1 da Viasat; teste de satélite-celular teve sucesso na Índia (crédito: Divulgação)

Em um evento na Índia nesta terça-feira, 15, a norte-americana Viasat realizou uma demonstração bem-sucedida da conexão direta entre satélite e celular, tecnologia também conhecida como direct to device (D2D). O experimento foi feito em parceria com a operadora indiana BSNL.

No teste, com a conectividade via satélite, a Viasat fez demonstrações de serviços de mensagens bidirecionais e SOS usando um smartphone com sistema operacional Android. O dispositivo é habilitado para se comunicar com redes não terrestres (NTN).

Na prática, o aparelho é compatível com o padrão Release 17, modelo global do 3GPP que está sendo adotado por operadoras de satélite, teles e fabricantes de dispositivos e chipsets.

Em comunicado, a operadora satelital diz que as mensagem foram enviadas a cerca de 36 mil km para um de seus satélites geoestacionários de banda L. A companhia ainda afirma que “o resultado prova que os serviços de satélite para conectividade de telefonia celular são tecnicamente viáveis para consumidores e empresas indianos que utilizam a rede de satélite da Viasat”.

Há quase um ano, a Viasat anunciou que entraria no mercado de D2D, em um modelo de negócios envolvendo parceiros de tecnologia. No mercado norte-americano, a AST SpaceMobile também tem investido para liderar a corrida pela tecnologia satélite-celular.

“É emocionante mostrar o potencial do direct to device na Índia, onde o D2D poderia ajudar a reduzir as barreiras ao acesso à conectividade por satélite – especialmente na Índia, onde milhões de pessoas não têm acesso à conectividade terrestre confiável”, disse Sandeep Moorthy, diretor técnico da Viasat.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11008