V.tal contrata a Cisco para aumentar a capacidade da rede neutra de fibra

Pelo acordo, V.tal vai utilizar arquitetura de transporte automatizada e convergente de ponta a ponta da Cisco

A Cisco anunciou hoje, 27, que está trabalhando com a V.tal para aumentar a capacidade de sua rede neutra de fibra ótica no Brasil.

A V.tal é proprietária da maior infraestrutura do país de rede óptica, com 450 mil quilômetros de fibra terrestre conectando mais de 2.380 municípios no Brasil. O objetivo do contrato é, segundo as empresas, “acelerar a implantação do 5G em todo o Brasil”.

Pelo contrato, a Cisco fornecerá a arquitetura de transporte automatizada e convergente de ponta a ponta da Routed Optical Networking e Segment Routing. Essas tecnologias facilitam, diz a Cisco, a gestão e o gerenciamento da rede de fibra óptica, além de aumentar a capacidade de transmissão da infraestrutura.

Também fornecerá à V.tal possibilidade de adicionar capacidade e expandir a rede à medida que as demandas de conectividade dos operadores e seus clientes continuam a crescer.

“Na V.tal, estamos comprometidos com nossa estratégia de rede neutra para expandir além de 20 milhões de residências conectadas, acelerar a implantação do 5G e fornecer inovações de serviços relacionados para nossos clientes em todo o Brasil”, disse Cicero Olivieri, Vice-Presidente de Engenharia da V.tal.

O anúncio da parceria aconteceu durante o Mobile World Congress 2023, que está acontecendo nesta semana em Barcelona, na Espanha. Além do acordo de fornecimento à V.tal, a Cisco anunciou no evento uma parceria com a Intel para o desenvolvimento de soluções para redes privadas 5G; um acordo com a NEC na segmento de automação de redes baseada em 5G; uma parceria com a Qualcomm para desenvolver ferramentas que possam “facilitar” a automação, o gerenciamento e a orquestração de múltiplos fornecedores em uma mesma rede móvel de acesso; e acordo com a Samsung, que passará a embarcar o comunicador Cisco Webex em seus celulares topo de linha. A fabricante norte-americana também lançou novos dispositivos de acesso e para infraestrutura WiFi 6, óptica e 5G.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4093