TV Síntese Semanal: crise da Oi, TV Digital, chamadas abusivas, rede neutra

O TV Síntese Semanal desta sexta-feira, 3, tratou dos temas mais relevantes dos últimos 7 dias, e como não poderia deixar de ser, a crise financeira da Oi se destacou. Mas também falamos de TV Digital, telemarketing abusivo e da nova rede neutra subterrânea de SP

O TV Síntese Semanal desta sexta-feira, 3, tratou dos temas mais relevantes da semana, e como não poderia deixar de ser, a crise financeira da Oi tomou grande parte da conversa entre Miriam Aquino e Rafael Bucco.

Os dois conversaram sobre a relevância da Oi para o sistema de telecomunicações brasileiro, como se chegou ao ponto atual, sobre o pedido de cautelar que antecede a recuperação judicial, a aprovação do juiz ao pedido, fatores importantes para a situação frágil da empresa, como o descontentamento de acionistas estrangeiros.

A conversa também falou da do fim da digitalização da TV analógica no Brasil, da nova rede neutra do país, das iniciativas de combate ao telemarketing abusivos e chamadas automatizadas.

Oi pode entrar em nova recuperação judicial

O juiz Fernando Viana aceito proteger a Oi de cobranças imediatas de credores e fornecedores essenciais. E deu 30 dias para a companhia apresentar novo pedido de recuperação judicial. A operadora tem dívida de R$ 29 bilhões, mesmo depois de uma gigantesca reestruturação nos últimos seis anos. Todos os movimentos foram noticiados ao longo da semana.

Justiça concede cautelar e manda Oi pedir recuperação judicial em até 30 dias

Anatel retoma o acompanhamento especial da Oi, mas não vê piora nos serviços

Oi pede tutela antecipada para nova Recuperação Judicial

Pedido de tutela não impacta fornecedores, diz Oi

Ação da Oi despenca 31,77% após operadora entrar com pedido de tutela antecipada na Justiça

 

Digitalização da TV perto do fim, TV 3.0 vem aí

O Conselho Diretor da Anatel aprovou remanejamento de recursos para o término da digitalização da TV analógica no Brasil, um processo que começou em 2016. A partir de 2025, a TV 3.0 vem por aí, e o país deverá pensar se cabe ou não política pública para torná-la universal, como aconteceu com a TV Digital.

Após 15 anos, digitalização da TV aberta no Brasil entra na fase final

 

Combate ao telemarketing abusivo

A Anatel criou um site para os usuários descobrirem qual empresa tem ligado insistentemente em seu telefone. Batizado qualempresameligou.com.br, o site é visto como arma para ajudar a combater o telemarketing abusivo. A Agência também soltou lista das empresas que mais fazem chamadas indesejadas.

Anatel divulga lista das 20 empresas que mais praticam chamadas abusivas

Para coibir chamadas abusivas, site mostra qual empresa ligou para usuário

 

Nova operadora de rede neutra foca São Paulo

A operadora Americanet lançou a empresa Siena Brasil, de rede neutra subterrânea. E avisa que está em busca de sócios na empreitada, que vai construir 6 mil km de dutos até o fim 2028 no estado de São Paulo.

Americanet cria operadora de rede neutra subterrânea, a Siena Brasil

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10673