TV paga: o mercado mais concentrado e sem solução, por enquanto
O Plano Geral de Metas de Competição lançado em consulta pública pela Anatel demonstra que, no mercado de varejo, o segmento de TV paga é aquele menos competitivo, hoje, no país.
Conforme os dados da Anatel, apenas 42 cidades brasileiras contam com a disputa de pelo menos dois prestadores de serviços, enquanto 2.780 municípios têm um único potencial ofertante do serviço e outras 2.565 estão em “default”.
Segundo Abrão Silva, superintendente de Competição da Anatel, o fato de existirem quatro ou mais empresas ofertando o serviço em todo o país, por diferentes tecnologias, não significa que essa competitividade se concretiza nas cidades.
E, segundo ele, um dos principais problemas desse mercado é a oferta de conteúdo, cujas diferenças de preços encontradas pelos operadores são até dez vezes maiores. “Mas essa é uma questão que a Anatel não pode resolver sozinha, porque também afeta a Ancine e o Cade”, assinalou. Ele espera que este ano as três agência possam decidir qual será a melhor maneira de tratar a questão.