Turismo e internet: em posse, novo ministro destaca reestruturação do conselho
O Palácio do Planalto realizou a cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Celso Sabino, na manhã desta quinta-feira, 3. No primeiro discurso, o chefe da pasta ressaltou a intenção de avançar em ações que envolvem outros setores, entre eles, o de comunicação.
“O turismo não é só praia ou floresta. O turismo também é ponte, teto, asfalto e internet. Por isso, dialoga com os deputados, com os senadores, governadores, prefeitos e interage com os ministérios”, afirmou Sabino.
Entre as primeiras mudanças que envolvem a nova gestão, o ministro destacou a reestruturação do Conselho Nacional do Turismo, que passa a integrar representantes do setor que promove conectividade.
A configuração atualizada do Conselho, formado por membros do governo federal e da sociedade civil, foi publicada nas vésperas da posse no Diário Oficial da União (DOU). Ao contrário da versão regulamentada em 2008, o colegiado de assessoramento superior à pasta agora terá nomes dos ministérios das Comunicações (MCom) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Entre os integrantes de organizações da sociedade civil, o novo formato também inclui membros dos setores de “comunicação e mídia”. A escolha das instituições será por meio de processo seletivo público, a ser promovido pelo Ministério do Turismo, levando em conta a manifestação de interesse fundamentada, a representatividade nacional e a atuação no setor de turismo.
A primeira reunião do Conselho está prevista para 19 de agosto. As prioridades da pasta serão discutidas no encontro. A expectativa do novo ministro é de apresentar os projetos prioritários da gestão à Presidência da República no próximo mês.
Celso Sabino, que atuava como deputado federal (União-PA), foi nomeado ainda em 14 de julho, no mesmo dia em que o governo federal oficializou a saída de Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), que voltou à Câmara . A troca envolve a tentativa de melhorar a articulação política com o Congresso Nacional.