Trópico lança solução de rede 4G para o agronegócio

Empresa oferece a Solução Integrada de Conectividade e Aplicações como Serviços, produto para atender demandas por conectividade no campo
Foto: Projetado pelo Freepik
Foto: Projetado pelo Freepik

SICAaaS, ou Solução Integrada de Conectividade e Aplicações como Serviços, é o produto que a Trópico anuncia como novo modelo de negócios para atender demandas por conectividade do agronegócio brasileiro.

Trata-se de uma solução de rede 4G na faixa de 250 MHz que, segundo a empresa, provê ampla cobertura, resultando em um menor número de antenas por área de interesse (hectares cobertos). Isso leva à redução de custos de infraestrutura dos serviços.

De acordo com a Trópico, essa cobertura ampla permite a implantação do conceito de fazenda digital, o que viabiliza serviços de monitoramento de máquinas e do desempenho dos processos agrícolas.

A empresa oferece a opção de contratação de uma rede 4G em 250 MHz, voltada a redes privadas, no modelo de serviços. O intuito é que, com isso, o produtor rural não precise investir na aquisição da rede de telecomunicações, ou possuir equipe qualificada para sua operação e manutenção, para implantar aplicações baseadas em agricultura de decisão.

Flexibilidade

Paulo Cabestré, presidente da Trópico, diz que a flexibilidade de modelos de negócio tem como objetivo atender demandas de pequenos, médios e grandes produtores, principalmente de áreas rurais mais remotas do Brasil, onde existe um deserto digital.

No caso da SICAaaS, a contratação pode ser feita por intermédio da Rede de Concessionários John Deere. A empresa de equipamentos agrícolas também fica responsável pelo suporte técnico da solução para o agronegócio, de forma integrada com a Trópico, dentro do conceito de ponto único de contato.

“O novo modelo desenvolvido pela Trópico vai colaborar diretamente para o rápido desenvolvimento do campo, oferecendo aos produtores ainda mais facilidade de acesso aos sistemas de telemetria da John Deere, como o JDLink, e ajudando a mitigar a lacuna que existe no país em relação à conectividade”, afirma Dan Leibfried, diretor de Inovação da John Deere para América Latina. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111