Smart Silo promete aprimorar monitoramento de grãos no agronegócio

Lançamento da Embratel essa solução promete melhorar o monitoramento e preservação de grãos no agronegócio
Embratel lança Smart Silo para monitoramento de grãos no agronegócio
Embratel lança Smart Silo para monitoramento de grãos no agronegócio Foto: Congerdesign/Pixabay

A Embratel anunciou o lançamento do Smart Silo, uma solução para o monitoramento de grãos em silos para o setor do agronegócio. Empresas que estocam grãos em silos, tem a necessidade de garantir ao ambiente as condições ideais de preservação e qualidade, mesmo em épocas de baixa produção. A Smart Silo oferece um conjunto de sensores de campo, permitindo um monitoramento abrangente dos grãos.

Esses sensores enviam dados para um painel de controle, gerando informações em tempo real e transformando esses dados em alertas de ações sempre que necessário. São dois sensores: um deles avalia em tempo real quanto espaço os grãos ocupam no silo (volumetria). O sensor utiliza um laser de alta precisão com frequência elevada e resolução que fornece informações detalhadas sobre o volume de armazenamento. O outro analisa a qualidade do grão medindo a sua concentração de gás carbônico.

Como funciona o Smart Silo

Desenvolvido em parceria com a Telemática Sistemas Inteligentes, a oferta combina dispositivos de Internet das Coisas (IoT), big data e recursos de Inteligência Artificial (IA), todos armazenados em nuvem. Agricultores e profissionais do setor agro que precisam gerenciar os seus silos de maneira inteligente podem ser beneficiados com esse serviço do Smart Silo.

Os dados coletados são registrados em uma plataforma web para permitir o acesso às informações em tempo real. Estes dados poderão ser utilizados para o processo de tomada de decisões no dia a dia do armazenamento. Além de apresentar as informações, o painel de controle também mostra um sistema online de autodiagnóstico que é capaz de emitir alertas nos momentos de alteração de parâmetros do que é feito diariamente.

“A nova solução da Embratel automatiza as atividades para o controle do armazenamento de grãos, que hoje ainda é realizado manualmente por profissionais que precisam subir até o topo dos silos para efetuar as medições, e de forma apenas estimada”, afirma o diretor de Soluções IoT da Embratel, Eduardo Polidoro. (Com assessoria de impresa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10673