TIM vai fornecer 4G a produtora de soja do Piauí

Novo acordo permite operadora cobrir com 4G 100% da Fazenda Canel, produtora de soja, algodão e milho no Piauí
Grupo Canel escolhe TIM para expandir a transformação digital de fazenda produtora de soja no Piauí
Novo acordo permite operadora cobrir com 4G 100% da Fazenda Canel, produtora de soja, algodão e milho | Foto: Artem Kniaz-Unsplash

A TIM, em parceria com o Grupo Canel, empresa do Piauí produtora de soja, algodão e milho, anunciaram parceria. Juntas, elas pretendem habilitar a transformação digital da Fazenda Canel, no município de Uruçuí. A parceria, iniciada em 2022, contemplará agora 100% da unidade, com área total de mais de 20 mil hectares, conectando maquinários, sensores e pluviômetros da propriedade rural.

Esse novo acordo é um movimento da frente TIM IoT Solutions, recém-criada que busca oferecer soluções para os clientes da operadora além da conectividade.

Além disso, na segunda-feira, 29, a TIM também anunciou uma parceria no campo do agronegócio com a Trapview. Juntas, as empresas lançaram uma armadilha conectada com NB-IoT.

A solução consiste no monitoramento digital e previsão de pragas presentes na lavoura, que possibilitam a inspeção e acompanhamento, em tempo real, através de IA, para uma operação mais eficiente na aplicação de defensivos com precisão. Isso inclui a redução de custos e a limitação do uso de produtos químicos defensivos, afirmam.

As armadilhas conectadas também fazem o monitoramento em diferentes locais da fazenda ao mesmo tempo, o que contribui para otimizar a mão de obra no local.

No momento, a TIM já abrange uma extensão de 17 milhões de hectares com sua rede 4G e fornece soluções para mais de 40 empresas do setor agrícola. A empresa impacta a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas por meio do projeto 4G TIM no Campo, chegando a 15 estados diferentes.

O NB-IoT é o sistema de conectividade de baixo consumo para soluções de “Internet das Coisas“. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10589